História, perguntado por marcosmor6112, 10 meses atrás

(UFF-RJ) Em fevereiro de 2006 ocorreu 0 centenário do Convênio de Taubaté, firmado entre os principais estados produtores de café, daquela época. Assinale a opção que apresenta a principal característica do Convênio, destacada em sua historiografia. a) A subordinação dos grandes cafeicultores paulistas aos interesses da cafeicultura fluminense e mineira. b) A ascendência do estado do Rio de Janeiro em relação à política cafeeira nacional. c) A eliminação efetiva da superprodução de café. d) A inauguração do fim do mercado livre de café, no Brasil. \/e) A adoção da prática de queimar a produção excedente, visando combater a superprodução.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
14
Olá!!

A reposta correta é a de letra d) A inauguração do fim do mercado livre de café, no Brasil.

Bom, como sabemos na época da República Velha o principal artigo para exportação que aumentava a economia do nosso país era o Café. Por isso a produção cafeeira aumentava cada vez mais, até que a superprodução desse produto acabaram fazendo com o valor do mesmo entrasse em declínio.

Assim surgiu o Convenio de Taubaté, onde participantes dessa reunião apoiavam o estoque do café para conseguir manter os preços altos, tendo que recorrer a empréstimos para manter a importância e relevância do produto, o que acabou resultando na divida externa do Brasil.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas interessantes