História, perguntado por CleitonP10, 1 ano atrás

9- (UFRS) Os parnasianos, na virada do século, notabilizaram-se por:
Escolha uma:
a. Revelarem perícia na elaboração de poemas de quatro a seis versos cujos temas principais eram o amor não correspondido e as características da natureza nacional.
b. Denunciarem o autoritarismo da República Velha e as más condições de vida da maioria da população da cidade do Rio de Janeiro.
c. Elaborarem poemas de métrica rigorosa nos quais a impessoalidade do sujeito lírico permitia a perspectiva filosofante e a visada descritiva.
d. Recusarem-se a participar da vida política no início da República e por retomarem a lírica religiosa de tradição renascentista e barroca.
e. Escreveram longos poemas narrativos em verso livre misturando mitos greco-latinos e o cotidiano das modernas metrópoles.

10- (UEL-PR) Assinale a alternativa que contém as características do Simbolismo, de que é exemplo a estrofe a seguir.

Ó Formas alvas, brancas, Formas claras

de luares, de neves, de neblinas!...

Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...

Incensos dos turíbulos das aras...

Escolha uma:
a. Preocupação fundamental com a técnica do poema, exigindo a impassibilidade do poeta; gosto pelos poemas descritivos.
b. Verso livre, técnica cinematográfica, arte como “coisa não séria”.
c. Culto do contraste, no plano da linguagem e no plano das ideias; abuso das descrições; preocupação com os conceitos.
d. Retorno ao passado, gosto pelas ruínas e pelo exótico; exagero nas emoções e na forma de expressão.
e. Interesse pelo místico; conhecimento intuitivo, não lógico; palavras escolhidas para sugerir, não para descrever ou explicar.

Soluções para a tarefa

Respondido por emice
7
9- alternativa C
Parnasianos não tratavam de temáticas sentimentalistas ou nacionalistas, eles tentavam ser bem objetivos.
Também não faziam denúncias ou críticas sociais. Se mantinham no básico
"vamos escrever sobre algo que ninguém quer ler sobre".
A métrica rigorosa, a impessoalidade (deixar o poema o mais longe possível de qualquer marca que mostre sua impressão pessoal), o descritivismo (nem que seja de um mero vaso chinês) são características parnasianistas muito fortes.
O Parnasianismo tratava de temas universais, não se restringia a falar sobre o Brasil, por exemplo.
Não existe verso livre (rigidez métrica!) nessa escola literária, mas havia, sim, a retomada da cultura clássica (grega) (latina não). Era a retomada de conceitos de beleza, perfeição, simetria...

10- alternativa E
Impassibilidade (falta de paixão) é com o Parnasianismo! O Simbolismo retoma temas mais sentimentais e subjetivos.
Os simbolistas levavam, sim, seus poemas a sério, visto que tratavam de temas mais sérios. E não havia o verso completamente livre, eles também seguiam uma certa métrica (mas não com tanta rigidez) para garantir a musicalidade dos poemas.
Não há contraste de ideias no trecho, há uma série de elementos sugestivos pro leitor adentrar no universo de sensações e entender o que o escritor quer passar.
Nunca há grande expressão dos sentimentos e não se dá pra perceber tanto as emoções. A linguagem simbolista é completamente INDIRETA (imprecisa, vaga)... Os escritores não querem logo mostrar tudo o que sentem, eles vão sugerindo coisas para o leitor ir percebendo.
Há grande presença, mesmo, do misticismo, do espiritual. Eles se voltam para dentro de si mesmo para tentar buscar a transcendência, retratar a dor existencial, o que há em seus subconscientes e inconscientes (loucura, morte, fé, salvação, sonhos) -> temas bem recorrentes do Simbolismo.
Perguntas interessantes