9. Leia estes enunciados, observando os sinais de pontuação em destaque:1.Os aposentados têm que fazer mágicas para sobreviver com os “altíssimos” benefícios que lhes paga a Previdência Social.2.Qual foi o poeta que disse que “amar é trocar a alma de casa“?3.Teodorico! Você... escreveu um livro? (Carlos Drummond de Andrade]4.Toshiro — onde estará ele hoje? — era um japonesinho tímido, estudioso e comilão; alvo constante das brincadeiras dos outros estudantes da república.As aspas (nos enunciados 1 e 2], as reticências (no 3) e os travessões (no 4] foram empregados, respectivamente, para indicar:a)ênfase - início e fim de um segmento textual - ironia - início da fala do emissor.b)citação literal - início e fim de um segmento textual - supressão de um trecho do texto - oração intercalada no período.c)ironia - citação literal - indecisão - início da fala do emissor.d)ironia - citação literal - dúvida/surpresa - oração intercalada no período.•) ênfase - ironia - dúvida/surpresa - oração intercalada no período.
Soluções para a tarefa
Olá!
1. As aspas que entornam "altíssimos" têm como função sinalizar ironia, pois se quer dizer que os aposentados não recebem quantias dignas de benefícios da Previdência Social (aposentadoria).
2. As aspas, nesse enunciado, têm a função de demarcar uma citação a parte da obra de um artista.
3. As reticências na fala presente no terceiro enunciado explicitam pausa na fala causada por um espanto, surpresa com o que está sendo falado.
4. Os travessões demarcam na frase uma oração intercalada com o objetivo de se levantar uma dúvida sobre o personagem citado e, logo depois, retomar a descrição de sua pessoa.
Portanto, está correta a alternativa d) ironia - citação literal - dúvida/surpresa - oração intercalada no período.
Espero ter ajudado, um abraço! :)