9.Em experimentos realizados com amebas verifica-se a importância do núcleo no controle da atividade celular. A ilustração abaixo representa parte da experimentação ocorrida em laboratório.
Analise as seguintes afirmativas: I. Uma ameba, com núcleo transplantado de outra, é incapaz de se dividir. II. O transplante de qualquer núcleo para o fragmento de uma ameba anucleada regenera suas funções vitais. III. O fragmento da ameba que apresenta o núcleo cresce e vive normalmente. IV. O fragmento nucleado da ameba é capaz de realizar a digestão intracelular. V. O fragmento anucleado da ameba seccionada degenera. É CORRETO o que se afirma em: a) I, II, III, IV e V. b) II, III, IV e V, apenas.
c) II, III e IV, apenas. d) I, II, III e IV, apenas. e) III, IV e V, apenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) II, III, IV e V
Explicação:
Certas:
II) Após uma ameba receber o transplante do núcleo, ela volta a sua ´´essência``, se tornando igual ao fragmento nucleado, tornando-se capaz de realizar todas as funções vitais.
III) Observando a imagem consegue tirar essa conclusão. Mais explicando superficialmente, com o núcleo, a ameba é capaz de exercer as funções normalmente, sendo este o responsável por ´´guiá-la``´, em analogia como se fosse o cérebro/coração dos seres humanos.
IV) Com o núcleo é possível dividi-lo igualmente para formar outras amebas capazes de realizar o mesmo processo. Sem o núcleo não é possível se dividir por não ter quem ´´coordene`` a separação.
V) Ao observar a imagem é visto que sem o núcleo ela se desfaz. Isso decorre, pelo fato de que sem o núcleo ela não consegue realizar suas funções vitais
Errada:
I) Uma ameba mesmo com o núcleo sendo transplantado tem um núcleo, contudo é capaz de se dividir.
Resposta:b)I,II,V
Explicação:
Porque é a única que não tem a opção IV, que está incorreta.