8. O texto “Como a cultura brasileira nasceu?" narra várias transformações ocorridas no início do século XIX, que contribuiram para o desenvolvimento econômico e para a formação da identidade nacional e da literatura brasileira deste periodo e que perpetuam até os dias atuais. Quais foram esses eventos e transformações?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No final do século XIX, a vida cultural foi bastante influenciada pelas transformações políticas, sociais e econômicas ocorridas no Brasil.
A literatura → Esse período da literatura brasileira é chamado romantismo indianista que explorava temas ligados principalmente à natureza e aos indígenas e apresentava o ideal de construção e de exaltação da pátria. Com Machado de Assis ( 1839-1871) o chamado romance realista que ao contrário do romantismo, que exaltava o nacionalismo e um passado histórico idealizado, o realismo foi uma corrente contestadora, objetiva e voltada para os acontecimentos do presente.
A pintura → Nas artes plásticas, destacam-se as pinturas com temas religiosos e históricos, além dos temas relacionados ao cotidiano do povo brasileiro.
A música → Assim como os pintores, alguns músicos brasileiros receberam o apoio do governo imperial para estudar na Europa. A música erudita não foi a única expressão musical durante o Segundo Reinado. Diferentes ritmos e danças, como o frevo e o maxixe, ganharam espaço nas ruas e nos bailes populares. O frevo nasceu em Pernambuco, no final do século XIX, sob grande influência de ritmos afro-brasileiros. Nessa época, ele era tocado por bandas militares e fanfarras populares para animar os desfiles de rua das cidades de Recife e Olinda. O maxixe se desenvolveu principalmente no Rio de Janeiro, no final do século XIX. Tocado em bailes populares, o maxixe era uma versão acelerada de ritmos europeus, como a polca e a marcha.
O Carnaval → No século XIX, começaram a surgir as primeiras sociedades carnavalescas no Rio de Janeiro, que tinham o objetivo de organizar as brincadeiras de rua para evitar problemas com a polícia. A partir da década de 1880, as sociedades carnavalescas investiram na produção de carros alegóricos para desfilar pelas ruas da cidade. Em cima desses carros, as bandas de músicos tocavam os ritmos carnavalescos mais conhecidos pela população, como a marcha, o maxixe e o frevo.
Ps.: se puder, coloca como melhor reposta pfv ^^