Administração, perguntado por diegodss2016, 3 meses atrás

Questão 6

A teoria contingencial é uma teoria comportamental, que defende a inexistência de uma única maneira ideal de projetar estruturas organizacionais. De acordo com esta ideia, o melhor método para administrar uma empresa depende da situação interna e externa, já que tudo é relativo e está em constante mudança. O intuito dessa abordagem é adaptar o projeto da empresa às incertezas enfrentadas pela organização, como cenários de crise ou a situação de mercado. O ponto central consiste em projetar uma estrutura organizacional que possa passar por situações de contingência — ou seja: situações inesperadas — de maneira eficaz e eficiente.

Diante do excerto acima, analise as afirmações a seguir:

I. Os estudiosos acordam que não existe um único modo melhor de estruturar as organizações.
II. A teoria da contingência transpõe barreiras e chega no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas específicas de organização.
III. Embora as organizações utilizem métodos eficientes, em certas situações, não conseguiam obter os mesmos resultados quando da utilização em outras situações.
IV. A teoria da contingência diz que situações diferentes demandam práticas diferentes, expressando o uso das teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas para solucionar problemas das organizações.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.
Alternativa 2:

I e II apenas.
Alternativa 3:

III e IV apenas.
Alternativa 4:

II, III e IV apenas.
Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por christianemmaciel
16

Resposta:

Alternativa 5

I, II, III e IV.

Explicação:

(Páginas 88, 89 e 90/ Unicesumar)

l - Os teóricos precursores da teoria da contingência, conforme Silva (2008, p. 333), concordam que não existe um único modo melhor de estruturar as organizações, que a estrutura deveria variar de acordo com determinadas condições tecnológicas além do modo como os administradores escolhem a hierarquia organizacional, o sistema de controle e a maneira de motivar seus funcionários.

ll - Com esta definição, fica claro que a teoria da contingência é um desenvolvimento da teoria de sistemas e, nas palavras de Silva (2008, p. 332), “vai a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas específicas de organização”.

lll - os precursores desta teoria foram os pesquisadores Joan Woodward, Alfred Chandler, Tom Burns e G. M. Staler. Em suas pesquisas eles perceberam que, apesar das organizações utilizarem métodos eficientes, em certas situações, não conseguiam obter os mesmos resultados quando da utilização em outras situações, chegando à conclusão geral de que os resultados eram diferentes porque as situações eram diferentes.

lV - Silva (2008, p. 333) define, assim, que “a teoria da contingência estabelece que situações diferentes exigem práticas diferentes, apregoando o uso das teorias tradicionais, comportamentais e de sistemas separadamente ou combinadas para resolver problemas das organizações”


ildilenelima12: Obrigada
Respondido por marcos94zanotti
0

Resposta: alternativa 5

Explicação:

Perguntas interessantes