8- Elabora uma lista das situações que mais frequentemente estão na origem de
conflitos na adolescência:
a- Entre os próprios adolescentes;
b- Entre adolescentes e adultos.
Comente os seguintes versos do poema “Mudança”: “Estou numa época de mudança
E por isso quero ter esperança.
Esperança para poder mudar.
Mas quero mudar
Bem devagar
E quero esperar
Pelo momento certo
Para não entrar num mundo incerto”
Soluções para a tarefa
Resposta:
A adolescência é um período de muitos questionamentos, falo isso sendo alguém que pertence à esse grupo tão questionador. Muitas perguntas surgem nesse tempo, e o que mais queremos são respostas, mas nem sempre elas chegam no nosso tempo.
Explicação:
Os conflitos entre os próprios adolescentes e também entre adolescentes e adultos, é a questão de se achar certo sobre algo. Muitas vezes, não consideramos a resposta de um adolescente ou de um adulto, e é isso que gera mais intriga.
O adolescente para com um outro adolescente, fica numa batalha de argumentos e questionamentos, em que na maioria das vezes, são respondidos sem uma base altamente verdadeira. Querer a resposta no nosso tempo gera uma coisa chamada "desinformação". Ficamos tão ansiosos por uma resposta, que lemos apenas o título de uma matéria, por exemplo. E isso gera muita intriga de ideias, ou ( na maioria dos casos ) acaba formando-se um bloco de pensamentos únicos, que se conflitam com outros blocos de pensamentos únicos.
Entre adolescentes e adultos, está o fato de não escutar. Assim como um adolescente não quer escutar um adulto por que se acha o certo, um adulto não quer escutar um adolescente por pensar que eles são "aborrecentes". Mas esses dois lados esquecem que tanto crianças, adultos, e adolescentes estão em constante processo de evolução, e cada um aprende com o outro.
Adolescentes, prestem atenção nos adultos, por que eles possuem mais experiências da vida; e adultos, prestem atenção nos adolescentes, por que eles estão cercados de ideias novas, e vocês podem aconcelhar eles, assim como o adolescente pode te aconcelhar.
Adolescentes querem mudar, mudar o mundo em sí, torná-lo melhor. Mas para que isso aconteça, é preciso ouvir. Não só ouvir como se fosse a coisa mais fácil, mas estar disposto a prestar atenção no qur o outro quer dizer.