Sociologia, perguntado por giiuliaadarah4720, 1 ano atrás




6. (Upe-ssa 2 2016) Observe a charge a seguir:



A estrutura social é um tema presente nos estudos sociológicos. Com base na charge, é CORRETO afirmar que


a) a desigualdade social fundamenta-se na habitação, pois a obtenção de outros elementos de sobrevivência depende, exclusivamente, dos indivíduos.


b) os movimentos sociais funcionam como mecanismos que incentivam a criação de espaços sociais, a exemplo do apresentado na charge.


c) a estratificação da sociedade brasileira é dividida em classes sociais, que são determinadas por condições econômicas e sociais de vida.


d) o morador de uma das casas da charge compara sua residência com a de uma classe social superior. Esse fato o deixa satisfeito com sua condição social.


e) a classe média no Brasil é caracterizada por possuir grande acúmulo de dinheiro que a torna uma estrutura social frágil, se comparada a outras

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
919

Olá!



Parece que você esqueceu a imagem mas posso te ajudar.



A alternativa que melhor se aplica como correta é a letra C. A estratificação da sociedade brasileira é dividida em classes sociais, que são determinadas por condições econômicas e sociais de vida.



Partindo deste ponto, notamos que a sociedade brasileira apesar do desenvolvimento em diversos campos da economia, ainda carece de projeções importantes para a quebra das desigualdades, ou seja, fortalecer as políticas afirmativas a fim de proporcionar condições para a evolução desse indivíduo que na maioria das vezes mora em lugares segregados como morros e favelas.



Até mais!


Respondido por larissamagrani
1

A charge traz à tona um olhar marxiano para se tratar dos aspectos sociais que abarcam classe burguesa e classe operária (C).

Karl Marx, ao pensar a sociedade desde os seus primórdios, concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo.

Assim, o sociólogo parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.

Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.

Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.

Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.

Link: brainly.com.br/tarefa/15193284

Anexos:
Perguntas interessantes