6(Ufscar-SP) Dois pobres homens refugiaram-se na igreja dos bem-aventurados Marcelino e Pedro, mártires de Cristo, confessando que eram culpados e que tinham sido convictos de roubo em vossa presença, como tendo furtado caça grossa numa floresta senhorial. Já pagaram uma parte da composição e deveriam pagar o resto, mas declararam que não têm com que fazer, por causa da sua pobreza. Venho, pois, implorar a vossa benevolência, na esperança de que [...] vos digneis tratá-los com toda a indulgência possível [...]."Eginhard". França, século IX.A partir da análise do documento, é correto afirmar que, durante boa parte da Idade Média:a)a floresta senhorial era área comum de caça para servos e senhores.b)os padres católicos opunham-se às leis senhoriais.c)os servos burlavam leis feudais por conta de sua condição social.d)as penas para crimes só eram estabelecidas por magistrados eclesiásticos.e)os senhores feudais não podiam contrariar as leis.
Soluções para a tarefa
a)a floresta senhorial era área comum de caça para servos e senhores.
Falso. Havia exclusividade nas propriedades de caça, bem como o próprio ato de caçar era restrito, em algumas épocas, aos membros das famílias nobres.
b)os padres católicos opunham-se às leis senhoriais.
Falso. Os padres católicos eram também beneficiados pelas leis senhoriais e não ofereciam resistência ao modelo.
c)os servos burlavam leis feudais por conta de sua condição social.
Correto. Muitas vezes era necessário que, para sobreviver, os servos acabassem burlando as leis que lhes eram impostas.
d)as penas para crimes só eram estabelecidas por magistrados eclesiásticos.
Falso. Existiam juízes seculares. Isso é evidenciado pelo fato de que a Inquisição, por exemplo, embora fosse organizada pela Igreja Católica, tinha suas penas executadas pelo governo secular.
e)os senhores feudais não podiam contrariar as leis.
Falso. Os senhores feudais acabavam contrariando leis por conta de seu poder, não recebendo punições graves por seus crimes.
Resposta:
Tá certo a resposta acima!