5(Enem) A Peste Negra dizimou boa parte da população europeia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: ‘As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossos ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cincofilhos com minhas próprias mãos [...] E morreram tantosque todos achavam que era o fim do mundoAgnolo di Tura. "The Plague in Siena: An Italian Chronicle".In: William M. Bowsky. The Black Deoth: a turning point in history?New York: HRW. 1971. (com adaptações)0 testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente daPeste Negra que assolou a Europa durante parte doséculo XIV, sugere que:a)o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.b)a Igreja buscou conter o medo, disseminando o saber médico.c)a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.d)houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.e)o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.O DL/Hl
Soluções para a tarefa
A alternativa A é verdadeira, como podemos perceber quando o autor afirma que "E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo"
A alternativa B é falsa, pois o próprio texto afirma que o saber médico era pouco divulgado e foi insuficiente para conter a epidemia.
A alternativa C é falsa, pois as vítimas da peste eram muitas, centenas em cada vila, milhões no total.
A alternativa D é falsa, pois havia crescimento demográfico no período anterior à peste e uma queda expressiva durante a peste.
A alternativa E é falsa, pois o drama dos sobreviventes era causado pelo fato de que perdiam vários de seus entes queridos, por vezes toda a sua família.
Resposta:
Alternativa correta: letra A - o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.
Explicação:
A alternativa “b” encontra-se incorreta, visto que a Igreja, ao contrário do que disseminar o saber médico, buscou estabelecer razões de caráter religioso para explicar a epidemia da peste negra.
A alternativa “c” também está incorreta, dado que o número de mortes, segundo estimativas, possa ter chegado a aproximadamente um terço da população europeia da época.
Da mesma forma, a alternativa “d” ignora que, no período anterior a Peste, a Europa passava por um processo de expansão demográfica.
A alternativa “e”, além disso, está divergente das próprias sinalizações presentes no excerto trazido pela questão, tendo em vista que o mesmo alude a um depoimento de um pai que, em virtude da disseminação da Peste, foi obrigado a enterrar cinco filhos.
A alternativa “a”, por fim, encontra-se correta, tendo em vista que, bem como presente no testemunho de Agnolo di Tura: “E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo”
Fonte: AgoraVaiENEM2020