6. Releia o trecho e preste atenção ao uso da expressão "à margem":
Ela virou uma Placa publicitária. Agora tem uniforme, endereço e identidade. Não fica mais à margem. Fica na porta dos shoppings, concessionárias e futuros edifícios, se autopromovendo: A Placa.
a) Nesse contexto, a expressão "à margem" significa "à parte", "sem participação em". Considerando o contexto social em que o conto é ambientado, explique por que a adolescente ficava "à margem".
b) O que permite a ela deixar de ficar "à margem"?
c) Para quem a garota deixou de ficar "à margem": para ela, para o narrador ou para ambos?
d) E para você, ela deixou de ficar "à margem"? Explique.
Soluções para a tarefa
a) A adolescente ficava "à margem" porque ela fazia parte de uma classe baixa, que deixou os estudos por uma oferta de emprego com remuneração baixa e carteira não assinada. Tudo isso indica que ela era uma menina pobre, estudante de escola pública, que passou a ganhar um salário e auxiliar a mãe nas despesas da casa.
b) O que permitiu a menina deixar de ficar "à margem" foi inciar um trabalho em uma grande empresa, ganhar pouco, mas fazer parte do corpo de trabalho de uma imobiliária grande.
c) A garota deixou de ficar "à margem" apenas para ela. Pois, o narrador (o professor da menina) deixar subentendido que é um trabalho infantil e que ela não entende que se trata de um tipo de exploração.
d) Ela não deixou de ficar "à margem". Além disso, pela escolha de ter deixado a escola e começar a trabalhar em uma empresa que explorava a mão de obra dela, tem uma grande probabilidade de ela ficar "à margem" da sociedade por mais tempo.
O que é está à margem da sociedade?
Uma pessoa à margem da sociedade não gozam dos seus plenos direitos. Ele está separado do resto da sociedade e não está no centro das coisas. Ou seja, pessoas que se encontram fora do contexto social, cultural, político ou social.
Para se poder compreender mais sobre textos, aprenda mais sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ1