6. Em seu glossário, anote: a. na letra G, a palavra grau, explicando a sua definição e indicando a relação do grau com seus submúltiplos (minutos e segundos); b. na letra A, a expressão ângulo central, ilustrando uma circunferência para explicar seu significado.
Soluções para a tarefa
Grau é a divisão de escala que vale uma unidade. Na geometria, o ângulo de 1 grau vale 60 minutos e também vale 3600 segundos. Já o ângulo central é definido assim pois tem seu vértice no centro de um círculo.
Definição de grau.
A origem etimológica da palavra grau vem da palavra gradus do latim.
Gradus significa passo ou degrau. Assim é possível perceber que a ideia original por trás do grau é ter uma medida mínima e fundamental igual a um "degrau de escada".
A escolha de dividir a circunferência em 360 graus é desconhecida. Pode estar relacionada com a aproximação de que 1 ano solar vale 360 dias ou pode ser porque os babilônicos usavam uma base numérica sexagesimal (ao invés de contar de 1 até 10, eles conavam de 1 até 60).
Os minutos e segundos são herança do sistema babilônico e é por isso que contamos em 60 segundos e 60 minutos.
O que importa é que definimos o grau como o arco que vale da circunferência. Em seguida definimos minuto com o valor de do grau e o segundo valendo do minuto.
Também podemos escrever na forma de múltiplos:
60 segundos = 1 minuto
60 minutos = 1 grau
360 graus = 1 círculo completo
Definição de ângulo central.
Para definir o ângulo central, precisamos ter uma circunferência.
A circunferência é dada pelo seu ponto central (onde você coloca a agulha do compasso) e todos os pontos que estão a um raio de distância do ponto central.
Quando você marca duas retas distintas que atravessem o centro da circunfeencia, o ângulo entre esssas retas é chamado de ângulo central (ver figura).
Para aprender mais sobre ângulos, veja https://brainly.com.br/tarefa/5121769