História, perguntado por deisy13dv, 1 ano atrás

6) "(...) Desejo mais do que outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, não tanto pela sua extensão e riquezas como pela sua liberdade e glória." (Simón Bolívar. CARTA DE JAMAICA, 1815.) Simón Bolívar (1783-1830), um dos mais importantes líderes da luta pela independência das colônias espanholas na América, formulou uma série de propostas para o futuro do continente que, por diversas razões, não se concretizaram. No entanto, suas idéias servem como fundamento para o pan-americanismo ao longo dos séculos XIX e XX.
a) Identifique, a partir do texto, uma característica da proposta política de Bolívar para a América Independente

Soluções para a tarefa

Respondido por mi183
72
Bolívar, como diz o texto, defendia o pan-americanismo. Ou seja, que as nações latinoamericanas se unissem de forma a haver um apoio mútuo contra possíveis futuras invasões.
Respondido por EduardoPLopes
52

Bolívar defendia que as antigas colônias (os quatro grandes Vice-Reinos espanhóis) deveriam se unificar sob um único Estado (que englobasse o maior número possível de territórios), de modo a garantir a prosperidade econômica e a segurança militar por meio do controle, em uma única nação, de uma vasta rede de recursos naturais.

Apesar de ter sido figura fundamental na luta pela Independência, Bolívar não foi apoiado neste seu projeto pelas elites locais, que viam na criação de vários países (ao invés de um único) um projeto mais alinhado com seus interesses particulares.

Perguntas interessantes