50 pontos!!!! Enumerar as ações politicas e econômicas de D.Pedro 1 no Brasil:
Soluções para a tarefa
05.06.1821 As tropas portuguesas acantonadas no Rio de Janeiro obrigam o Príncipe Regente D. Pedro de Alcântara a jurar as "Bases da Contituição da Monarquia Portuguesa".
08.06.1821 No Rio de Janeiro, o Príncipe Regente D. Pedro de Alcântara expede decreto que manda publicar e jurar as "Bases da Constituição da Monarquia Portuguesa" nas províncias do "Reino do Brasil", para que todos fiquem sujeitos à sua observância.
04.07.1821 Dia festivo em Lisboa. Acontece o cerimonial de desembarque do rei D. João VI acompanhado por uma deputação das "Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa".
12.07.1821 Em Lisboa, o rei D. João VI expede decreto que desenvolve e determina os princípios que sobre a liberdade de imprensa se acham estabelecidos nos artigos 8º, 9º e 10 das Bases da Constituição. Toda pessoa pode imprimir, publicar, comprar e vender nos Estados portugueses quaisquer livros ou escritos sem prévia censura.
31.07.1821 O "Estado de Montevidéo" é anexado ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, o qual desde esse momento toma o nome de "Província Cisplatina Brasileira".
22.08.1821 Em Lisboa, nas "Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa", a "Comissão Parlamentar de Justiça e Constituição" oferece três projetos relativos ao Brasil, que irrita os representantes brasileiros ao tomarem posse e conhecimento das proposições. Prenúncio de medidas recolonizadoras visadas pelos legisladores da velha metrópele em relação ao "Reino Americano".
29.08.1821 Prestam juramento e tomam assento em "Cortes", os primeiros deputados brasileiros a desembarcarem em Lisboa, sete meses após instalados os trabalhos constituintes. São os representantes eleitos pela província de Pernambuco.
30.08.1821 Em Lisboa, nas "Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa", o Deputado Monsenhor Francisco Moniz Tavares (PE) é o primeiro representante brasileiro eleito a fazer uso da palavra.
18.10.1821 Em Lisboa, nas "Cortes Gerais, Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa", o Deputado Francisco Moniz Tavares (PE) em vivo debate com os deputados portugueses Borges Carneiro, Ferreira Borges, e Moura, produz corajoso e patriótico discurso, combatendo a remessa de mais tropas para a Província de Pernambuco e a incômoda presença, ali, da já numerosa guarnição lusitana, que o brioso povo da sua terra não mais tolerava.