5) Somente uns poucos indivíduos, se aproximando das imagens através dos órgãos dos sentidos, com dificuldade nelas entreveem a natureza daquilo que imitam.
PLATÃO. Fedro. In: ______. Diálogos socráticos. v. 3. Tradução de Edson Bini. Bauru/SP: Edipro, 2008, p. 64 [250b].
Assinale a alternativa que explicita a teoria de Platão apresentada no trecho acima.
a) A teoria materialista que fixa a imagem como o reflexo de corpos físicos que constituem a única realidade existente.
b)A teoria das ideias que estabelece a distinção entre o mundo sensível e o mundo inteligível, sendo que as imagens captadas pelos sentidos humanos despertam a alma para as ideias que habitam o mundo inteligível.
c)A teoria existencialista que delimita o espaço vital do homem e lhe impede de transcender para além do mundo sensível.
d)A teoria niilista que admite dois mundos, mas que nega qualquer possibilidade de conhecimento das coisas e das ideias.
Soluções para a tarefa
Resposta: B) A teoria das ideias que estabelece a distinção entre o mundo sensível e o mundo inteligível, sendo que as imagens captadas pelos sentidos humanos despertam a alma para as ideias que habitam o mundo inteligível.
O trecho de Platão concebe que a teoria das ideias que estabelece a distinção entre o mundo sensível e o mundo inteligível (B).
A teoria dos dois mundos
Para o filósofo Platão, o Mundo Sensível é baseado na cópia do Mundo das Ideais, onde as coisas materiais são finitas e imperfeitas.
Tudo o que existe no mundo terreno é mortal e o conhecimento é atribuído no mundo por meio da reminiscência, ou seja, da relembrança da forma no mundo inteligível.
Já o Mundo das Ideias representa um mundo perfeito e infinito. Nele, as formas são imortais e possuem a Unidade, a Beleza, o Bem, a Verdade. Não são cópias, mas sim a realidade, ao contrário do mundo terreno.
Saiba mais sobre Platão em: https://brainly.com.br/tarefa/25768162
#SPJ2