5.No texto 2,inspirado no episódio do Menino Jesus que foi arrancado de uma escultura religiosa,desenvolveu-se uma argumentação sobre o que pode ser considerado parte ou todo.
A) Nos dois primeiros versos,o eu lírico estabelece uma relação de interpendência entre todo e parte. Do que de constitui o todo?
B) Quando a parte se torna todo?
C) No barroco,há a tendência de fundir palavras antitéticas, visões opostas,criando paradoxos. No terceiro e quatro versos,o eu lírico chega a conclusão de que parte e todo são equivalente.Explique essa conclusão utilizando elementos do texto.
Soluções para a tarefa
A- Segundo o texto "Menino Jesus", vemos vemos que o "TODO" se constitui em Deus. O texto se trata de uma estrutura da língua portuguesa que chamamos de trava-língua, além disso, o texto trabalha em cima de um enigma, que é descobrir o que é o TODO, e o que é a parte.
B- A parte se torna todo, quando a mesma se une a outras partes. É como uma pizza, se você corta uma fatia, essa fatia é parte, mas quando ela se une a outras fatias, ela se torna um pizza, ou seja, o todo.
C- No texto "Menino Jesus" vemos que a conclusão do eu-lírico nos mostra que parte e todo são equivalentes. Isso acontece porque ambos dependem um do outro para existir e fazer sentido.
Resposta:
A) Podemos afirmar que no primeiro verso o eu lírico evidencia a importância das partes para a formação do todo, onde o todo é composto por inúmeras e imprescindíveis parte.
B) Todavia, podemos entender que a parte se torna um todo quando a parte se faz o todo, logo, deixa assim de ser uma parte.
C) No terceiro verso, o eu lirico utiliza os seguintes termos "partes todo", juntos, evidenciando assim um paradoxo, formando ideias extremamente contrárias mas que indicam que o todo é formado pelas partes.