5. No início dos estudos, vocês perceberam que os pilares de sustentação da entrada do Alto do Moura são prismas retos de base retangular. Um professor do Mestre Vitalino,junto com seus alunos, mediu as dimensões destes pilares e encontrou as seguintes medidas: comprimento (3 metros),Largura (2 metros) e altura (7,5 metros) com base nesse dados responda:
a) Calcule a ÁREA DA BASE de um dos pilares
de sustentação
b) Agora pegue o valor da medida de área
encontrada no item anterior, e MULTIPLIQUE
PELA MEDIDA DA ALTURA do pilar de
sustentação. Qual a medida encontrada?
C) Agora calcule o VOLUME deste pilar de sustentação utilizando a seguinte
relação (V=comprimento x largura x altura)
d) Você repara alguma coincidência entre os resultados encontrados nas letras “b)" e "c)"? Que coincidência é essa? Explique que coincidência é essa com suas próprias palavras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) 6m²
b) 45m³
c) 45m³
d) Explicação abaixo!
Explicação passo-a-passo:
Como é um prisma reto e retangular a altura é perpendicular a base, por isso o volume é calculado como a área da base x a altura!
a) A área da base é dada pela multiplicação do comprimento x largura do prisma, portanto: 3 * 2 = 6m² (Não esquecer da unidade m²!!)
b) Fazendo o quê é pedido, a área da base x a altura, temos que:
6 * 7,5 = 45 m³ (Cuidado com a unidade!)
c) Pela relação que ele deu temos que:
V = 3 * 2 * 7,5 = 45 m³ também!
d) Sim os dois resultados são iguais, da letra b e da letra c. Existem diversas formas de se calcular o volume de um objeto, enquanto que na letra B o volume foi calculado utilizando a área da base x a altura, na letra C o volume foi calculado utilizando as medidas individuais, mas ambas chegam ao mesmo resultado por a área da base é formada pelas medidas individuais, logo chega-se também ao mesmo.