Português, perguntado por Kevyllinn2617, 1 ano atrás

5. Leia o texto a seguir, parte de uma crônica publicada na antiga revista O Cruzeiro. Uma tarde, lá pelos tempos de 1937, dava entrada na redação de A Noite um moço de andar marinheiro, meio adernado no vestir, de fala mansa e olhar de relâmpago. O velho Castelar de Carvalho, com suas longas barbas de judeu das Escrituras, disse mais ou menos assim: — Se eu fosse dono desta baiuca (a baiuca era o seu querido jornal) botava esse sujeitinho de 20 anos na balança e pagava o peso dele em ouro. Vale por uma redação inteira e equipada. Olhei para o lado. O sujeitinho que Castelar de Carvalho queria contratar, a poder de barras de ouro do Banco do Brasil, era David Nasser em pessoa, de paletó-saco e jornal na mão. Agora o velho Castelar é uma saudade e o ano de 1937 apenas uma lembrança de calendário. Mas a frase ficou: — Vale por uma redação inteira. David Nasser é o espadachim da palavra. 0 Cruzeiro, 18 jul. 1964. Disponível em: chupi/Àvwwmemoriaviva.dlgi com.br/ocruzcircV18071964/180764_4 htm>. Acesso em: 22 nov. 2012. a) 0 autor do texto revela que Castelar de Carvalho utilizava uma palavra de sentido negativo - baiuca - para se referir de forma afetiva ao lugar onde trabalhava. • Que passagem do texto comprova que se tratava de um uso afetivo da palavra? • Localize mais duas passagens do texto em que palavras de sentido geralmente negativo são usadas com tom afetivo. Justifique suas escolhas. b) Nas passagens identificadas por você, uma das palavras foi formada pelo processo de derivação sufixai. Qual?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
100

Olá


a) Logo após utilizar a palavra "baiuca" o autor explicita entre parênteses que Castelar considerava "querido" o lugar em que trabalhava.


"(a baiuca era o seu querido jornal)"


"O sujeitinho..." normalmente é visto com conotação negativa, mas Castelar, na verdade, estava a elogiar o "sujeitinho", ou seja, a conotação negativa era, na verdade positiva.


"Agora o velho Castelar..." "velho" carrega uma conotação negativa, mas o autor a utiliza no texto com o intuito de dizer que Castelar já se foi, mas continua sendo saudade, um passado que não deixa o presente.


b) A palavra "sujeitinho" é composta pelo acréscimo do sufixo "inho".


Boa noite! :)

Perguntas interessantes