5. (Fuvest-SP) Considere estes textos: I. Não deis aos cães o que é santo, nem atireis aos porcos as vossas pérolas [...]. (Mateus.?:6] n. Você pode atirar pérolas aos porcos. Mas não adianta nada atirar pérolas aos gatos, aos cães ou às galinhas porque isso não tem nenhum significado estabelecido. (Millór Fernandes. Millór definitivo: a Bíblia do caos.) a) Considerando-se que o texto II tem como referência o texto I, qual é a expressão que. de acordo com Millór Fernandes, tem um “significado estabelecido”? b) No texto I, os significados dos segmentos “não deis aos cães o que é santo" e “nem atireis aos porcos as vossas pérolas reforçam-se mutuamente ou se contradizem? Justifique sucintamente sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
a) O "significado estabelecido" no texto II é a expressão proverbial "atirar pérolas aos porcos", que significa dar coisas boas a quem não as merece ou não sabe aproveitá-las em seu benefício.
b) Os significados dos segmentos reforçam-se mutuamente, pois os dois expressam que não vale a pena desperdiçar um bem valioso com quem não o merece ou não sabe apreciá-lo.
Tanto “não deis aos cães o que é santo" quanto “nem atireis aos porcos as vossas pérolas" demonstram essa ideia de que não se deve desperdiçar esforços com quem não é digno de recebê-los ou não sabe reconhecer seu valor ou não sabe tirar deles um benefício, algo bom.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás