5.Alguns vírus não sobrevivem por muito tempo fora do corpo do hospedeiro. Outros, porém, mantêm sua capacidade infectante por muito tempo. Descreva como pode ocorrer o processo de transmissão desses agentes infecciosos nas seguintes situações: (a) pessoa a pessoa; (b) agente abiótico (nào vivo), como água ou alimento contaminado; e (c) vetor, como o mosquito Aedes aegypti.
Soluções para a tarefa
Olá!
A virologia é a ciência que estuda os vírus e suas características em geral, inclusive seus efeitos, formas de sobreviver ao ambiente e ao seres vivos que eles infectam.
Esses termos utilizados para os vírus, incluindo o de parasitas, se devem ao fato deles só conseguirem sobreviver, parasitando as células dos outros seres vivos, utilizando o seu maquinário para obtenção de tudo que precisa para se multiplicar.
Os vírus são, em sua maioria, frágeis no ambiente, por isso necessitam de vetores para infectarem outros indivíduos.
Por exemplo, o muco de uma pessoa, o sangue, saliva, podem carrear vírus, e quando outro indivíduo entra em contato, se infecta. Esses fluidos corporais ainda podem estar em objetos sólidos, contaminando quem entre em contato.
Os mosquitos também podem se infectar com o vírus, mas sem adoecer, servindo apenas como reservatório e vetor. Dessa forma, o mosquito se infecta e quando vai fazer uma repastagem sanguínea em algum indivíduo, inocula o vírus.