13.Em relação às doenças leishmaniose, malária edoença de Chagas:a)Construa uma tabela em que estejam presentes, para cada uma delas, os seguintes itens: agente causador, forma de transmissão, hospedeiros intermediários e hospedeiros definitivos.b)Identifique as principais medidas profiláticas para cada uma.c)Discuta com os colegas qual o papel da sociedade e dos governos na profilaxia dessas doenças. Anote no caderno as ideias que julgar mais pertinentes.
Soluções para a tarefa
MALÁRIA:
a) AGENTE CAUSADOR: plasmodium
b) FORMA DE TRANSMISSÃO: através da picada da fêmea do mosquito-prego que teve contato com o sangue de um indivíduo contaminado.
c) HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO: mosquito prego
d) HOSPEDEIRO DEFINITIVO: ser-humano
LEISHMANIOSE
a) AGENTE CAUSADOR: Leishmania spp
b) FORMA DE TRANSMISSÃO: através das fezes liberadas na picada do mosquito-palha que teve contato com o sangue de algum cachorro que era portador do protozoário
c) HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO: cachorros
d) HOSPEDEIRO DEFINITVO: ser-humano
DOENÇA DE CHAGAS
a) AGENTE CAUSADOR: Trypanossoma cruzi
b) FORMA DE TRANSMISSÃO: através das fezes liberadas na picada do inseto barbeiro infectado com o protozoário
c) HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO: barbeiro
d) HOSPEDEIRO DEFINITIVO: ser-humano
2)
MALÁRIA: eliminar os criadouros do mosquito, combater tal inseto e uso de repelentes e mosqueteiros.
LEISHMANIA: uso de mosqueteiros e repelentes, combater o inseto, vacinação canina e a não-proliferação de animais de rua.
DOENÇA DE CHAGAS: combater a doença e o inseto, tomar cuidado com as transfusões sanguíneas e o uso de mosqueteiros e repelentes.
3) Em relação ao governo, para evitar a proliferação destas doenças é necessário que a população tenha acesso a condições de saneamento básico, medidas públicas em relação aos animais de rua e o combate aos insetos transmissores.
Quanto a sociedade, esta deve cuidar com medidas básicas em suas residências para que não possibilitem a existência de criadouros, bem como o uso de repelentes para não serem picados pelos insetos e propagar a doença.