História, perguntado por adrialexa6323, 1 ano atrás

4Leia o texto a seguir e responda aos itens relacionados. Unidade e diversidade na cultura popular"Na maioria dos lugares [da Europa], existia uma estratificação cultural e social. Havia uma minoria que sabia ler e escrever, e uma maioria analfabeta, e parte dessa minoria letrada sabia latim, a língua dos cultos. Essa estratificação cultural faz com que seja mais adequado um modelo mais complexo, que foi apresentado nos anos 1930 pelo onfropó/ogo social Robert Redfield. Em certas sociedades, sugeriu ele, existem duas tradições culturais, a 'grande tradição1 da minoria culta e a ‘pequena tradição' dos demais. [...]Ao aplicar esse modelo aos inícios da Europa moderna, podemos identificar com bastante facilidade a grande tradição. Ela inclui a tradição clássica, tal como era transmitida nas escolas e universidades; a tradição da filosofia escolástica e teologia medievais, de forma alQuma extintas nos séculos XVI e XVII; e alguns movimentos intelectuais que provavelmente só afetaram a minoria culta: a Renascença, o Revolução Científica do século XVII, o iluminismo. Subtraia-se tudo isso da cultura dos inícios da Europa moderno e o que restará? As canções e contos populares, imagens devotas e arcas de enxoval decorados, farsas e peças de mistérios, folhetos e livros de baladas, e principalmente festividades, como as festas de santos e as grandes festas sazonais, o Natal, Ano-Novo, Carnaval, Primeiro de Maio e Solstício de Verão.U0 modelo de Redfield precisa ser modificado, e pode ser reformulado da seguinte maneira: existiram duas tradições culturais nos inícios da Europa moderna, mas elas não correspondiam simetricamente aos dois principais grupos sociais, a elite e o povo comum. A elite participo-va da pequena tradição, mas o povo comum não participava da grande tradição. Essa assimetria surgiu porque os duas tradições eram transmitidas de maneiras diferentes. A grande tradição era transmitida formalmente nos liceus e universidades. Era uma tradição fechada, no sentido em que as pessoas que não frequentavam essas instituições, que não eram abertas a todos, estavam excluídas. Num sentido totalmente literal, eles não falavam aquela linguagem. A pequena tradiçõe. por outro lado, era transmitida informolmente. Estava aberta a todos, como a igreja, a taverna e a praça dc mercado, onde ocorriam tantas apresentações.BURKE. Peter. Cultura popular na Idade Moderna.Sào Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 50-5-a)Quais são as características gerais da grande tradição cultural da minoria culta da Europa mode*-na? /H11/H21b)Quais são as características gerais da pequena tradição cultural da maioria da população ca Europa moderna? /H11/H21c)A elite era bicultural e bilíngue na Europa mode'-na. Explique com suas palavras tal afirmação./H11/H21d)Hoje podemos afirmar que há uma elite cultL-

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
41

Bom dia !



a) As características naturais da grande tradição da minoria culta consistia em estudo e conhecimento, principalmente em latim, além das línguas dos cultos.


b) As características gerais da pequena tradição cultural da maioria consistiam em canções e contos populares, imagens devotas e arcas de enxoval decorada, farsas e peças de mistérios folhetos e livros de baladas, principalmente no que que diz respeito à festividade de santos e as grandes festas sazonais, como Natal e Carnaval.


c) Sim, ainda existe uma elite cultural por diferenças entre classes, que permite que as classes mais altas tenham acesso à melhores condições de estudo e conhecimento, assim como, boas universidades.

Perguntas interessantes