4. (Uece) Acerca das razões apontadas para o final do Estado Novo (1937-1945) no Brasil, observe as proposições abaixo. I. A contradição percebida na prática estadonovista - ex- ternamente lutara contra regimes autoritários e centra- mantinha um regime antidemocrático e centralizador - é lizadores na Segunda Guerra Mundial, e internamente apontada como uma forte razão para a queda do regime. II. A criação e a organização de vários partidos políticos com- postos por adversários do regime, como o Partido Traba- lhista Brasileiro (PTB), o Partido Social Democrático (PSD) e, principalmente, a União Democrática Nacional (UDN), que formaram a mais forte oposição ao Estado Novo, le- vando-o ao seu final. III. A nomeação de Benjamin Vargas, irmão de Getúlio Vargas, um civil, para o cargo de chefe de polícia do Distrito Fede- ral, tradicionalmente ocupado por militares, desagradou profundamente aos setores militares, o que contribuiu para a queda do regime. É correto o que se afirma em a) I, II e III. b) le ll apenas. c) le lll apenas. d) II e III apenas.
Soluções para a tarefa
Sobre as razões apontadas para o final do Estado Novo, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra C).
Análise das Afirmativas sobre Final do Estado Novo
I. Está CORRETA, pois crescia o panorama contraditório no Brasil onde os soldados brasileiros foram lutar na Europa contra regimes ditatoriais e totalitários, enquanto o Brasil passava por um regime semelhante, principalmente por possuir uma Constituição baseada em um regime fascista.
II. Está INCORRETA, pois o partido PTB citado na questão não era posto contra o regime, pois era controlado por Getúlio Vargas.
III. Está CORRETA, visto que a demissão de João Alberto, e sua substituição pelo irmão de Vargas, foi um dos principais desgastes entre Getúlio e o exército, o que fortaleceu o final do Estado Novo.
Saiba mais sobre "Final do Estado Novo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6423317
#SPJ1