História, perguntado por alcionerosas11, 7 meses atrás

4. transcreva do conto o trecho que podemos considerar como sendo o clímax ​

Soluções para a tarefa

Respondido por 1200132
2

Resposta:

O conto é um gênero literário que possui narrativa curta e tem sua origem da necessidade humana de contar e ouvir histórias. Passa por narrativas orais de povos antigos, trilhando pelos gregos e romanos, pelas lendas orientais, parábolas bíblicas, novelas medievais, até chegar a nós como é conhecido hoje.

A estrutura do conto é formada por situação inicial, desenvolvimento e situação final. Essa divisão é parte importante para composição do enredo. Dessa forma, na construção do conto, ocorrem os elementos da narrativa, que são: foco narrativo, espaço, tempo e verossimilhança. Devido à necessidade de contextualizar a narrativa, o conto sofreu diversas transformações ao longo da história, originando tipos:

conto de ficção científica

conto infantil juvenil

conto fantástico

conto de fadas

Leia também: Crônica – gênero híbrido que transita entre o universo jornalístico e o literário

O conto é composto basicamente por situação inicial, desenvolvimento e situação final.

O conto é composto basicamente por situação inicial, desenvolvimento e situação final.

Estrutura do conto

Ao escrever um conto, é necessário observar sua estrutura e as partes que compõem o enredo. Enredo também é conhecido como trama ou intriga e tem a função de dar sequência à narrativa e localizar o leitor em relação à sucessão de acontecimentos, dando ênfase à causalidade.

Exemplo:

O príncipe morreu, e a princesa, de tristeza, foi viver sozinha numa velha cidade longe do castelo.

Perceba a ocorrência de uma sequência temporal e a ênfase que se dá à sequência de acontecimentos, dando ao leitor a percepção de como a princesa sentiu-se diante da morte do príncipe. Dessa forma, o leitor fica na expectativa do que virá adiante na narrativa. Essa construção — que conduz o leitor à imaginação e ao estabelecimento de novos sentidos no texto — constitui enredo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O conto é composto basicamente por situação inicial, desenvolvimento e situação final. Veja:

Situação inicial: evidencia a situação que dará início à narrativa, apresentando os personagens, o tempo e o espaço descrevendo-os. Trata-se de um trecho essencial para localizar e captar a atenção do leitor. Na introdução também se apresenta a situação inicial, que será desenvolvida ao longo do texto por meio do conflito, clímax e desfecho. Esses termos serão explicados mais adiante.

Desenvolvimento: é nesse momento que surge a quebra do aspecto predominantemente descritivo e o conflito começa a ser percebido pelo leitor. Esse conflito resultará no clímax, o momento de maior tensão da narrativa.

Situação final: é o momento de desfecho do conto, quando o conflito é resolvido, resultando na quebra ou confirmação de uma expectativa. Nesse trecho, o conflito passou e os personagens são inseridos em uma nova situação.

Após evidenciar a estrutura básica do conto, é preciso considerar os elementos fundamentais que dão a ele boa estruturação da narrativa. Veja:

Conflito: trata-se do momento em que ocorre uma oposição entre os elementos da narrativa, resultando em uma tensão que organiza os fatos. O conflito instiga o leitor em relação à narrativa.

Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima. É o ponto culminante do conflito. Trata-se também de uma técnica muito utilizada para despertar a curiosidade do leitor.

Desfecho: trata-se da situação final, ou seja, a solução do conflito.

Veja também: Sagarana – livro de contos regionalistas de João Guimarães Rosa

Elementos da narrativa

Apesar de o conto ser uma narrativa curta, esse gênero apresenta elementos como foco narrativo, espaço, tempo e verossimilhança.

Explicação:

Perguntas interessantes