4)
Observe as afirmativas sobre a Síndrome de Rett
I - Andreas Rett identificou, em 1966, uma condição caracterizada por deterioração neuromotora em crianças do sexo feminino, quadro clínico bastante singular, tendo-o descrito como uma “Atrofia Cerebral Associada à Hiperamonemia”. A condição por ele descrita somente passou a ser melhor conhecida após a publicação do trabalho de Hagberg et al, no qual foram descritas 35 meninas, e a partir do qual foi sugerido o epônimo de síndrome de Rett (SR
II - Admite-se, na atualidade, uma prevalência da doença estimada entre meninos, sendo uma das causas mais frequentes de deficiência mental severa que afeta o sexo masculino.
III - No Brasil, a Síndrome de Rett foi inicialmente identificada por Rosemberg et al em 1986. Desde então, vários trabalhos foram publicados no Brasil, divulgando o quadro clínico e tornando possível a identificação de algumas centenas de meninas afetadas.
IV. O diagnóstico da SR, até pouco tempo, era exclusivamente clínico, existindo ainda critérios para o diagnóstico de quadros atípicos da Síndrome de Rett, que somente devem ser firmados após os 10 anos de idade. Na atualidade, a descrição de uma alteração genética identificável em aproximadamente 80% dos casos sugere que esse recurso deva ser utilizado na elaboração final do diagnóstico.
São corretas as afirmativas:
Alternativas:
a)I e II
b)I, III e IV
c)I e III
d)I e IV
e)Somente a alternativa IV
5)
Sobre o Transtorno Desintegrativo na Infancia assinale, verdadeiro (V) ou falso (F)
I - ( ) O Transtorno desintegrativo da infância (TDI) foi inicialmente descrito por Heller, em 1908, que relatou seis casos de crianças jovens que, após um desenvolvimento aparentemente normal nos primeiros três a quatro anos de vida, apresentaram uma perda muito grave das habilidades sociais e comunicativas.
II - ( ) A Síndrome de Heller (mais comumente conhecida) é também denominada “dementia infantilis”.
III - ( ) No DSM-III, a síndrome de Heller foi, pela primeira vez, introduzida em um sistema de classificação psiquiátrica. Foi incluída sob a categoria abrangente de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, pois a perda das habilidades sociais e comunicativas era muito proeminente.
IV - ( ) A etiologia ainda é desconhecida. Portanto, é possível que o TDI esteja fadado a desaparecer como categoria quando os instrumentos diagnósticos tornarem possível determinar as causas genéticas, metabólicas ou infecciosas envolvidas nesses casos ainda inexplicados.
V - ( ) Não existe tratamento para TDI. Como as complicações neurológicas, especialmente a epilepsia, são comuns e essas crianças funcionam no nível de grave a profundo retardo mental, é necessário uma abordagem multidisciplinar. Os pais necessitarão de psicoeducação focada nessa condição.
É correta a alternativa:
Alternativas:
a)I (F), II (F), III (V), IV (V), V (V)
b)I (F), II (F), III (F), IV (V), V (V)
c)I (V), II (F), III (V), IV (V), V (V)
d)I (V), II (F), III (F), IV (V), V (V)
e)I (F), II (F), III (F), IV (F), V (F)
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
4 b)I, III e IV
5 c)I (V), II (F), III (V), IV (V), V (V)
5 c)I (V), II (F), III (V), IV (V), V (V)
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás