4) Leia o texto a seguir: Se o objetivo é que o aluno aprenda a produzir e a interpretar textos, não é possível tomar como unidade básica de ensino nem a letra, nem a sílaba, nem a palavra, nem a frase que, descontextualizadas, pouco têm a ver com a competência discursiva, que é questão central. Dentro desse marco, a unidade básica de ensino só pode ser o texto, mas isso não significa que não se enfoquem palavras ou frases nas situações didáticas específicas que o exijam. (BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998, p.29.) Pensando a respeito do texto como objeto de ensino, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I) O ensino-aprendizagem de língua portuguesa com o texto como objeto de ensino considera a prática social real materializada por meio do texto como unidade de sentido e de reflexão. PORQUE II) Entende-se o texto como produto de uma interação social, o que permite observar o uso da língua. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: Alternativa b.
"O ensino-aprendizagem de língua portuguesa com o texto como objeto de ensino considera a prática social real materializada por meio do texto como unidade de sentido e de reflexão.
O ensino-aprendizagem de língua portuguesa com o texto como objeto de ensino considera a prática social real materializada por meio do texto como unidade de sentido e de reflexão."
Perguntas interessantes