4 – Leia: Hão de chorar por ela os cinamomos, Murchando as flores ao tombar do dia. Dos laranjais hão de cair os pomos, Lembrando-se daquela que os colhia. As estrelas dirão: - "Ai! nada somos, Pois ela se morreu, silente e fria. " E pondo os olhos nela como pomos, Hão de chorar a irmã que lhes sorria. A lua, que lhe foi mãe carinhosa, Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la Entre lírios e pétalas de rosa. Os meus sonhos de amor serão defuntos. E os arcanjos dirão no azul ao vê-la, Pensando em mim: - "Por que não vieram juntos?" (Alphonsus de Guimaraens) Cinamomos – árvore da família das lauráceas Pomos – frutos, laranjas Silente – silenciosa Arcanjos – anjos a) Que tema central da poesia de Alphonsus de Guimaraens está presente no soneto? b) Em uma determinada expressão, o eu lírico deixa entrever todo o seu estado de tristeza e dor causado pela perda da amada. Que expressão é essa? 5 – "Bíblia da nacionalidade", no dizer de Joaquim Nabuco, Os Sertões datam de 1902, ano de sua primeira edição, cinco anos após o término da Campanha de Canudos, cujo trágico desfecho Euclides da Cunha testemunhou como repórter do jornal O Estado de S. Paulo. A) Quem é o protagonista na obra? b) A obra é dividida em três partes. Cite-as
Soluções para a tarefa
Pergunta 4:
a) O tema é a morte da pessoa amada.
b) A expressão usada pelo eu-lírico é: Os meus sonhos de amor serão defuntos.
Pergunta 5:
a) Antônio Conselheiro é o protagonista da obra.
b) A obra é dividia nas partes: a terra, o homem e a luta.
O que é a literatura?
É uma forma de expressão. A literatura, presente entre todos os povos e cada qual com sua cultura, pode aparecer nas formas de poesia ou prosa. Em geral, expressa além de sentimentos de amor ou perda, uma crítica social.
No caso das questões do enunciado, temos na primeira uma poesia, possivel perceber por sua estrutura e pelo estilo do autor.
Na segunda, temos uma prosa, pois é um livro, Os sertões. Tem um enredo e conta uma história.
Entenda mais sobre literatura em: https://brainly.com.br/tarefa/4213586
#SPJ4