ENEM, perguntado por gabriela54260, 7 meses atrás

4 exemplos de brincadeiras ou jogos manipulativos​

Soluções para a tarefa

Respondido por Aninhahlu20
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1. Amarelinha

Material utilizado: pedras ou giz (para desenhar a amarelinha no chão) e uma pedra para atirar nas casas.

Número de participantes: livre.

Objetivo: Executar o percurso da amarelinha com precisão.

A amarelinha é uma brincadeira infantil tradicional que consiste em um circuito que liga a terra ao céu, através de casas numeradas.

A regra principal é que em linhas simples, compostas por uma casa, apenas um dos pés deve tocar o chão. Em linhas duplas, compostas por duas casas numeradas, os pés devem tocar o chão simultaneamente, cada um em uma casa.

Há também o lançamento de uma pedra, que deve cair dentro de uma das casas numeradas. A casa com a pedra não pode ser pisada e ela deve ser recuperada pelo jogador em sua passagem. Também é proibido pisar em qualquer uma das linhas.

2. Piques

Material utilizado: Espaço amplo que permita correr.

Apenas no "pique-bandeira", será necessária a utilização de algum objeto que represente a bandeira a ser capturada pelas equipes.

Número de participantes: 4 ou mais.

Objetivo: "Colar" ou não se deixar "colar".

Os chamados piques ou jogos de pega pega, são variações de diversas brincadeiras que possuem como eixo a corrida.

Cada jogo de pique possui objetivos e métodos próprios, alguns exemplos são:

Pique-pega: Um pegador corre tentando pegar algum dos participantes. O participante pego vira o novo pegador ou é eliminado da brincadeira.

Pique-cola: Um time de pegadores corre para pegar ("colar") os participantes da equipe adversária. Os participantes colados devem permanecer parados até que um companheiro livre toque nele e o "descole". Quando todos os participantes de uma equipe forem "colados", invertem-se os papéis.

Pique-corrente: Dá-se início, com apenas um pegador. Conforme os participantes forem sendo colados, dão as mãos ao pegador, formando uma corrente, tentando pegar novos jogadores.

Pique-esconde: Os participantes se escondem enquanto um participante abre uma contagem de frente para a parede, de modo a não ver onde os outros se escondem. No final da contagem, parte em busca dos participantes escondidos.

Pique-bandeira: São divididas duas equipes e demarcada uma área de jogo, divida ao meio entre duas equipes. O objetivo de cada equipe é pegar a bandeira que está no campo adversário e trazê-la para o seu campo sem ser "colada". Vence a primeira equipe a realizar a tarefa.

Polícia e ladrão: São divididas duas equipes, uma de pegadores (polícia) e outra de fugitivos (ladrões). Objetivo da polícia é capturar os ladrões e levá-los a um lugar definido previamente (cadeia). Por outro lado, o objetivo da equipe de ladrões é resgatar seus membros presos, tocando-lhes na mão.

3. Cabra-cega ou cobra-cega

Material utilizado: Uma venda para os olhos.

Número de participantes: 4 ou mais.

Objetivo: "Colar" ou não se deixar "colar".

A cabra-cega (ou cobra-cega) é uma brincadeira semelhante ao pega pega. Entretanto, nela, o pegador tem os olhos vendados e procura os jogadores utilizando outros sentidos, além da visão.

Quando o "pegador" toca em um dos jogadores, os papéis se invertem e o jogador recebe a venda e passa a ter que encontrar os outros.

4. Quente ou frio

Material utilizado: Uma venda para os olhos.

Número de participantes: 2 ou mais.

Objetivo: Encontrar um objeto (ou pessoa).

Muito semelhante à cabra-cega (ou cobra-cega), no "quente ou frio", o jogador vendado busca encontrar algum objeto.

Para isso, é guiado pelos colegas apenas com as orientações sobre estar quente (próximo ao objeto) ou frio (distante do objeto).


gabriela54260: ogda
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