1) Quais foram os principais líderes no processo de independência dos países da América
Espanhola?
2) Quais princípios fundamentaram o Congresso de Viena? Explique como cada um se aplicaria:
3) Quais eram as dificuldades enfrentada pelos estadunidenses para ocupar os territórios a Oeste?
4) Por quantas colônias era composto originalmente o Estados Unidos?
5) Como as tropas napoleônicas foram derrotadas na Rússia?
6) O que foi o Congresso de Viena?
7) Como se deu a saída definitiva de Napoleão do poder?
8) Quais os principais fatores que contribuíram para as independências latino-americanas?
9) Descreva a organização social da América Espanhola, especificando como era formado cada
grupo?
Soluções para a tarefa
1) Quais foram os principais líderes no processo de independência dos países da América.
Os principais líderes das lutas pela independência nos países da América Espanhola foram Simón Bolivar e San Martín. - Simón Bolivar: militar e político venezuelano, foi de fundamental importância nos processos de independência da Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela, Panamá e Peru.
___//_
2) Quais princípios fundamentaram o Congresso de Viena? Explique como cada um se aplicaria:
Os líderes participantes do Congresso de Viena ainda propuseram a defesa de dois princípios gerais: o princípio da legitimidade e o equilíbrio do poder. O primeiro determinava que as dinastias que detinham o poder no período anterior ao processo revolucionário francês deveriam reassumir seus tronos e territórios.
__//_
3)Quais eram as dificuldades enfrentada pelos estadunidenses para ocupar os territórios a Oeste?
não achei essa desculpa.
__//_
4) Por quantas colônias era composto originalmente o Estados Unidos?
As Treze Colônias e a Formação dos Estados Unidos são os dois títulos que nomeiam os acontecimentos que levaram a formação dos EUA. As treze colônias foram formadas entre o século XVII e o século XVIII pelos peregrinos ingleses puritanos, também chamados de “pais peregrinos”.
__//_
5) Como as tropas napoleônicas foram derrotadas na Rússia?
A campanha começou na madrugada do dia 24 de junho de 1812, quando o grande exército napoleônico cruzou o rio Neman e invadiu a Rússia sem avisos ou declarações formais de guerra, e a 16 de agosto atacava Smolensk. A ação foi um golpe nos planos de Alexandre I, que desde maio vinha montando seu próprio grande exército.
__//_
6) O que foi o Congresso de Viena?
Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior.
__//_
7) Como se deu a saída definitiva de Napoleão do poder?
A Batalha de Waterloo marcou a decadência definitiva de Napoleão Bonaparte, cujo fim teve como ponto de partida o ano de 1812. Até então, Napoleão Bonaparte gozava do auge do seu poder e expandia seus domínios pela Europa Continental, enquanto procurava sabotar os ingleses por meio do Bloqueio Continental.
__//_
8) Quais os principais fatores que contribuíram para as independências latino-americanas?
A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.
__//_
9) Descreva a organização social da América Espanhola, especificando como era formado cada grupo?
A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em:
A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em:Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos.
A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em:Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos.Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.
A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em:Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos.Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários.Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.