Português, perguntado por eduardaMuxs, 8 meses atrás

30 PONTOS ME AJUDEM Levar e chamar apresentam o mesmo sujeito?
justifique sua resposta classificando o sujeito ou os sujeitos das orações analisadas

Soluções para a tarefa

Respondido por F4ketillyuchihagamer
1

Resposta:

depende do sujeito eu demorei 30 hora escrevendo

Explicação:

sujeito é um dos dois componentes dos termos essenciais da oração: sujeito e predicado. As orações são estruturadas em volta desses dois termos: o sujeito é o elemento que estabelece a relação de concordância com o verbo. O predicado é tudo aquilo na frase além do sujeito, tudo o que resta quando o retiramos.

Sujeito é aquele sobre o qual, dentro de uma oração, se declara algo. O predicado é o que se declara sobre o sujeito. Vejamos um exemplo:

O rapaz de boné azul estava atravessando a rua quando olhou para o lado e viu seu pai.

Sobre quem estamos declarando algo nessa frase? Sobre “o rapaz de boné azul”. Dessa forma, esse é o sujeito. Tudo aquilo que não é sujeito, é predicado. Assim, o predicado é “estava atravessando a rua quando olhou para o lado e viu seu pai”.

Núcleo do sujeito

Para entrarmos nos tipos de sujeito, é necessário que tenhamos conhecimento sobre o núcleo do sujeito. O núcleo é aquela palavra que possui maior importância/força dentro do sujeito. Voltando ao exemplo acima, em que o sujeito era “o rapaz de boné azul”, qual você pensa ser o núcleo? Exato, “rapaz”!

Sabemos que se tratava de um exemplo simples, em que o núcleo do sujeito poderia ser detectado com facilidade. Há casos mais robustos, em que a relação de importância entre o núcleo e os demais termos do sujeito não fica tão clara.

Entretanto, em provas de concurso, não é costumeiro que exemplos complicados de sujeito sejam utilizados. Isso acontece porque pode haver uma certa subjetividade na definição do núcleo, o que não é desejado pelas bancas.

Tipos de sujeito

Chegamos ao tema principal de nosso artigo: os tipos de sujeito. Nesse tópico, iremos somente citá-los e, logo à frente, iremos trazer suas características e algumas peculiaridades:

Simples

Composto

Oculto

Indeterminado

Inexistente

Sujeito simples

Trata-se do sujeito que possui somente um núcleo. É muito comum que muitos pensem que o sujeito simples é aquele composto por somente uma palavra. Não caia nessa pegadinha, porque é algo costumeiro em provas. Em nosso exemplo, o sujeito “o rapaz de boné azul” é simples, já que possui somente um núcleo: “rapaz”.

Mesmo se tratando do tipo de sujeito mais utilizado no dia a dia, é aquele que possui as maiores peculiaridades. Tais peculiaridades são relacionadas à concordância entre o sujeito e o verbo. Há de existir uma correlação de número, singular ou plural, e pessoa entre ambos. No exemplo apresentado, o sujeito realiza duas ações.

Primeiro, “estava atravessando”, que é uma locução verbal. São dois verbos que remetem a uma única ideia de ação. Em um segundo momento, “viu”, verbo simples. Ambos estão no singular para concordar com o grau unitário do sujeito.


F4ketillyuchihagamer: vo te da uma dica
F4ketillyuchihagamer: verbo haver há muitos desafios para se alcançar o sucesso havia muitos desafios para o sucesso sempre haverá muitos desafios
F4ketillyuchihagamer: vc
F4ketillyuchihagamer: não copia isso
F4ketillyuchihagamer: vc tem que fazer um texto
F4ketillyuchihagamer: com o verbo haver vc pode usar haverá houve haver
F4ketillyuchihagamer: espero ter
F4ketillyuchihagamer: ajudado so um pouco
F4ketillyuchihagamer: pois eu nao penso muito so tenho onze anos
eduardaMuxs: Sem problemas
Perguntas interessantes