3° Defina: a) morfologia b) sintaxe c) simantica
Soluções para a tarefa
Resposta:
Morfologia
Morfologia é o estudo da estrutura e formação das palavras e da classe gramatical (é classificar uma palavra em adjetivo, advérbio, conjunção, artigo, preposição, pronome, interjeição, substantivo ou conjunção); a morfologia analisa o termo isoladamente, ou seja, fora da oração. Por isso, é menos complexa do que a sintaxe (como veremos a seguir).
Ex:
Feliz = adjetivo
Atrás = advérbio
Mas = conjunção
Caneta = substantivo
Sintaxe
Quando eu coloco essas palavras dentro de uma oração, elas assumem outros papéis. Logo, a sintaxe estuda o papel que os termos morfológicos exercem dentro de uma oração, que podem ser: sujeito, predicado ou complementos verbais (objeto direto/ objeto indireto/ objeto direto preposicionado) A sintaxe ainda estuda regência nominal e verbal, crase, concordância nominal e verbal, pontuação e classificação das orações (coordenadas e subordinadas).
Ex:
Eu peguei a caneta. => caneta = objeto direto preposicionado
Semântica
A semântica é o ramo da linguística que estuda o significado/ sentido das palavras e textos, englobando o estudo da polissemia; sinonímia, antonímia, paronímia e homonímia, denotação e conotação e etc.
Polissemia
Polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar significados distintos nos diferentes contextos em que aparece.
Ex:
1) A manga já está madura. (aqui a palavra manga assume o sentido de fruto da mangueira)/ A manga fica melhor dobrada. (aqui a palavra manga assume o sentido de parte da camisa)
2) Que pena você não poder vir hoje. (aqui a palavra pena assume o sentido de lástima) / A pena daquele pássaro é azul (aqui a palavra pena assume o sentido de pluma).
Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia
1) Sinonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, sinônimos: Ex: modelo/ molde; castigo/punição; casa/lar.
2) Antonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavra que possuem significados opostos, ou seja, antônimos: Ex: alto/ baixo; bonito/feio; bem/mal.
3) Homonímia – é o estudo da relação de duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, porém, possuem a mesma grafia ou pronúncia, ou seja, os homônimos. Ex: acender (colocar fogo)/ ascender (subir); acento (sinal gráfico)/ assento (local onde se senta)
Elas se dividem em:
- Homófogras - mesma grafia, mas pronúncia e significados diferentes.
Ex: cor (coloração) e cor (memória), molho (caldo) e molho (verbo molhar), torre (construção elevada) e torre (verbo torrar)
- Homófonas: são palavras igual na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado.
Ex: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento) / “cela” (substantivo) e “sela” (verbo)
- Homônimos perfeitos: são as palavras com a mesma grafia e pronúncia, mas com significados diferentes.
Ex: “verão” (verbo) e “verão” (substantivo) / leve (pouco peso)/ leve (verbo levar), “cedo” (verbo) e “cedo” (advérbio).
4) Paronímia – é o estudo da particularidade de duas palavras que apresentam semelhança na grafia e na pronúncia, mas têm significados diferentes: eminente/ iminente, absolver/ absorver.