3. (UNIMONTES MG/2006) Um pino de alumínio, cujo coeficiente de dilatação é 2,3 x 10 5 ºC 1, está encaixado num orifício de uma placa de aço, cujo coeficiente de dilatação é 1,2 x 10 5 ºC 1 (veja a figura abaixo). Para facilitar a retirada do pino, podemos: a) esfriar o conjunto b) aquecer o conjunto c) aquecer apenas o pino d) esfriar apenas a placa
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) esfriar o conjunto.
Explicação:
Para retirar o pino de alumínio encaixado no orifício da placa de aço basta esfriar o conjunto, pois o o coeficiente de dilatação linear do alumínio é maior, a alternativa correta é a letra A.
Dilatação térmica
A dilatação térmica é o aumento das dimensões de um corpo por causa de um aumento de temperatura, e a sua intensidade pode ser calculada de acordo com a seguinte fórmula:
ΔL = L0 . α . ΔT
Sendo:
- L0 o comprimento inicial.
- α o coeficiente de dilatação linear.
- ΔT a variação de temperatura.
Afirma-se que um pino de alumínio está encaixado no orifício de uma placa de aço e que o coeficiente de dilatação linear do alumínio é igual a 2,3x10⁻⁵ ºC⁻¹ e do aço é igual a 1,2x10⁻⁵ ºC⁻¹.
Isso significa que para retirar o pino é necessário aquecer a placa, para ela sofrer dilatação, e esfriar o pino, para ele sofrer uma contração. Também é possível esfriar o conjunto, pois ambos irão se contrair, porém como o coeficiente de dilatação linear do alumínio é maior, ele irá se contrair mais, pois, de acordo com a fórmula, a variação da dimensão é diretamente proporcional ao coeficiente.
Entenda mais sobre dilatação térmica em: https://brainly.com.br/tarefa/45611638
#SPJ2