História, perguntado por LeticiaLac1, 8 meses atrás


3 – (PITÁGORAS/2015) (Adaptada) – Assinala-se, portanto, este período que se inaugura com a segunda metade do século passado pelos primeiros passos no sentido da “modernização” do país. A velha estrutura colonial, varridos os obstáculos que se
antepunham ao seu progresso, entra numa fase de completa remodelação. Seria na verdade um critério estreito atribuir esta transformação unicamente à abolição do tráfico de escravos. Ela estava naturalmente indicada pelas condições objetivas da economia universal, de que o Brasil entrava, com a Independência, a participar. Ensaiado o isolamento colonial, era inevitável, mais dia menos dia, que o país se pusesse de acordo com estas condições. Mas é incontestável que este fato – a abolição do tráfico – constitui a “vassourada” preliminar e indispensável de tal surto de progresso. Ele abriu nosso primeiro período de franca prosperidade comercial [...].
PRADO JR., Caio. Evolução política do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 94.
a) De acordo com Caio Prado Júnior, a abolição do tráfico de escravizados no Brasil está relacionada
b) ao processo de modernização da economia e da sociedade brasileira.
c) ao enfraquecimento das instituições que sustentavam a monarquia no Brasil.
d) à diminuição da produção e exportação do café, que sustentava a economia do país.
e) ao retrocesso político e econômico que o Brasil vivenciou durante boa parte do século XIX.
f) ao início do processo de industrialização da economia brasileira, que gerou o progresso do país.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
46

É correta a alternativa que afirma "ao enfraquecimento das instituições que sustentavam a monarquia no Brasil."

A Monarquia tinha, no Brasil, três bases: a religião (sendo o Catolicismo a religião oficial do Brasil no Período, e a Igreja Católica uma forte apoiadora), o poderio militar e o acordo estabelecido entre os latifundiários e o Império. À medida que cada um destes grupos, por diferentes razões, foi "virando as costas" para a Monarquia, este regime político foi perdendo a sua capacidade de se sustentar.

A situação se tornou ainda mais frágil quando a Inglaterra proibiu, em 1847, o tráfico negreiro e passou a "caçar" os navios negreiros em mar aberto, o que trouxe grandes prejuízos para o Brasil que, sob a ameaça inglesa, aboliu a prática em 1850.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/20622237

Anexos:
Perguntas interessantes