Química, perguntado por rodrigolucas95, 1 ano atrás

3- Deseja-se recobrir superficialmente um material com cromo. Qual o tempo necessario gasto nessa galvanização quando submetido a uma amperagem de 20A para realizar esse processo para deposital 520g desse material?
4- marque a opção correta, na pilha A) o polo positivo representa o cátodo B) o anodo é o polo que recebe elétrons C)o sentido da corrente elétrica é do catodo para o ânodo D)a função a ponte salina é desequilibraras cargas elétricas E) com o decorrerdo tempo a concentração na cuba eletrolitica da catóica fica mais concentrada


rodrigolucas95: AJUDA AE GALERA POR FAVOR ??????

Soluções para a tarefa

Respondido por lelima03
0
Cr+2 + 2é -> Cr
1 mol de é - 96500 C
2 mols de é - x
x=193000 C

193000 C - 52 g de Cr
y - 520 g de Cr
y=1930000 C

Q=i.t

1930000/20=t
t=96500 s

obs: massa molar do Cr= 52g/mol


lelima03: 4) a) Falsa. Representa o ânodo.
b) Falsa. Doa elétrons.
c) Falsa. Os elétrons saem do ânodo e chegam no cátodo.
e) Falsa. A solução concentra no ânodo.
lelima03: A única que sobrou é a D, mas eu não sei te explicar pq é verdadeira. Desculpe
carloszquim: Lelima, a resposta A está correta. Talvez, vc tenha confundido pilha com eletrólise onde as cargas do cátodo e do ânodo são opostas com relação à pilha.
lelima03: aaah é verdade, desculpe Rodrigo. Obrigada Carlos por avisar. E a D é falsa pois a função da ponte salina é fazer com que os íons se locomovam na solução, certo Carlos?
lelima03: Não digo fazer com que haja a movimentação, mas possibilitar este movimento.
carloszquim: A função da ponte salina é manter a neutralidade das duas soluções, tanto a do cátodo quanto a do ânodo. No ânodo, a ponte salina "envia" íons negativos à solução para neutralizar o excesso de positivos gerados pelo funcionamento da pilha - oxidação do ânodo, p ex. Zn -> Zn2+ + 2e-. Já no cátodo, a ponte "envia" íons positivos para repor os negativos consumidos pelo cátodo - redução do Cu2+ a Cu (metálico), p ex. Se vc quiser, posso postar um vídeo que eu fiz de uma pilha com p salina inclusive
carloszquim: Com isso a p salina "fecha o circuito" para a passagem de corrente. Mas, cuidado: no circuito externo, o fio, a corrente é de elétrons; no circuito interno, a ponte, a corrente é de íons.
carloszquim: Só uma correção: Na frase que escrevi "Já no cátodo, a ponte salina envia íons positivos para repor os íons NEGATIVOS consumidos pelo cátodo....." substitua NEGATIVOS por POSITIVOS. No exemplo que eu dei, o íon que está sendo consumido é o Cu2+, que é positivo e não negativo e, no cátodo de uma pilha, será sempre assim para evitar o excesso de carga negativa na solução desse eletrodo, pois com o consumo dos íons positivos que são reduzidos vai "sobrar" ânions que são íons negativos.
lelima03: Carlos, obrigada pela explicação. Agora consegui compreender. Se você puder, poste o vídeo que você mencionou, acho que vai esclarecer ainda mais. Obrigada!
carloszquim: Vou ver se consigo no próximo fim de semana, ok.
Respondido por carloszquim
2
A alternativa A é a correta. Numa pilha, os elétrons saem do ânodo, sendo por esse motivo tido com padrão negativo.
Já o cátodo recebe os elétrons enviados pelo ânodo, sendo por esse motivo padronizado como positivo.
Cuidado que na Eletrólise, embora o ânodo ainda continue a sofrer oxidação e o cátodo redução, eles o fazem de modos diferentes em relação à pilha. Por esse motivo, suas cargas são contrárias em relação as padronizadas para uma pilha.
Perguntas interessantes