Filosofia, perguntado por BrunoAllanC, 8 meses atrás

3- Cite quais eram as 3 (três) formas de felicidade citada por Aristóteles?
4- Na sequência o que ela precisava para que funcionasse?
5- Falando da mora de Aristóteles, ele trata a moral de 3 éticas. Cite quais são?
6- Segundo Aristóteles, as virtudes éticas e morais não são meras atividades racionais. O que elas implicam então?
7- Como Aristóteles concebe a virtude em sua doutrina?
8- Como Aristóteles afirmava o ATEÍSMO do Ato Puro?
9- Qual é a consideração que tanto Aristóteles como Platão, consideravam em relação a ARTE?

Soluções para a tarefa

Respondido por solalbuquerque0705
1

Explicação:

Em seu livro “Ética a Nicômaco”, Aristóteles consagrou a tão famosa ética do meio-termo. Em meio a um período de efervescência cultural, o prazer e o estudo se confrontam para disputar o lugar de melhor meio de vida. No entanto, a sobriedade de nosso filósofo o fez optar por um caminho que condene ambos os extremos, sendo, pois, os causadores dos excessos e dos vícios.

A metrética (medida) que usa o estagirita (Aristóteles era chamado assim por ter nascido em Estagira) procurava o caminho do meio entre vícios e virtudes, a fim de equilibrar a conduta do homem com o seu desenvolvimento material e espiritual. Assim, entendido que a especificidade do homem é a de ser um animal racional, a felicidade só poderia se relacionar com o total desenvolvimento dessa capacidade. A felicidade é o estado de espírito a que aspira o homem e para isso é necessário tanto bens materiais como espirituais.

Aristóteles herda o conceito de virtude ou excelência de seus antecessores, Sócrates e Platão, para os quais um homem deve ser senhor de si, isto é, ter autocontrole (autarquia). Trata-se do modo de pensar que promove o homem como senhor e mestre dos seus desejos e não escravos destes. O homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto. Não é dado às pessoas simples nem inocentes, tampouco aos bravos, porém tolos. A excelência é obtida através da repetição do comportamento, isto é, do exercício habitual do caráter que se forma desde a infância.

Perguntas interessantes