3) "Apesar das transformações econômicas ocorridas com a Revolução Industrial Russa no século XIX, o país chegou ao século XX com graves problemas sociais e políticos., No campo, as relações de trabalho permaneciam embasadas no modelo feudale semifeudal, submetendo os camponeses a uma vida miserável. Nos centros urbanos, as indústrias se multiplicavam, nas os operários viviam em condições desumanas por causa dos baixos salários e das prolongadas jornadas de trabalho". Essas condições foram importantes para a realização da
( ) Democratização da Rússia
( ) Revolução Socialista
( ) Revolução industrial
( ) Guerra fria
Soluções para a tarefa
Resposta:
O desenvolvimento industrial pode até ter alavancado a economia, mas não melhorou de fato a qualidade de vida no país. A modernização envolveu o fim da servidão; os ex-servos, então, passaram a trabalhar nas fábricas, assim como alguns camponeses, que migraram para cidades. Porém, as condições em que eles trabalhavam eram terríveis: jornadas diárias de mais 16h, espaços insalubres de trabalho e baixíssimos salários. Em muitos casos, a nobreza e a Igreja Ortodoxa aproveitavam-se dos trabalhadores, que viviam em condições semelhantes à escravidão.
A situação precária do operariado permitiu que ideias comunistas de Marx penetrassem o país. Em 1905, o fracasso do exército contra as forças japonesas durante a Guerra Russo-Japonesa levou a uma crise e revoltas, duramente reprimidas. A crise econômica (e política) se intensificou depois de 1914, quando, em meio à Primeira Guerra Mundial, os soldados russos, com recursos bélicos rudimentares, eram subjulgados pelos exércitos alemães, com armamentos superiores. Isso gerou um descontentamento geral, principalmente entre as camadas populares.
A Rússia não podia mais aguentar os efeitos da guerra, no entanto o czar insistia em manter o país na guerra, em busca de novos territórios. O período crítico facilitou a aplicação de um golpe, que ascendeu um novo governo.
Explicação: