3)"A revolução foi a filha da guerra no século XX: especificamente a Revolução Russa de 1917, que criou a União Soviética, transformada em superpotência pela segunda fase da ‘Guerra dos Trinta e Um Anos’, porém mais geralmente a revolução como uma constante global na história do século. A guerra sozinha não conduz
necessariamente a crise, colapso e revolução nos países beligerantes. Na verdade, antes de 1914 predominava a crença contrária, pelo menos em relação a regimes estabelecidos com legitimidade tradicional. Napoleão I queixava-se amargamente de que o imperador da Áustria podia sobreviver feliz a uma centena de batalhas perdidas, como o rei da Prússia sobrevivera ao desastre e à perda de metade de suas terras, enquanto ele próprio, filho da Revolução Francesa, estaria em risco após uma única derrota. Mas as tensões da guerra total do século XX sobre os Estados e povos nela envolvidos foram tão esmagadoras e sem precedentes que eles se viram esticados até quase seus limites e, quase sempre, até o ponto de ruptura. Só os EUA saíram das guerras mundiais como tinham entrado, apenas um pouco mais fortes. Para todos os demais, o fim das guerras significou levantes."
A passagem acima, de autoria do notável historiador britânico Eric Hobsbawm, explora a relação entre guerra e revolução no século XX. Segundo seu autor, "a revolução foi filha da guerra no século XX", e essa afirmação seria ainda mais acurada no caso específico da Revolução Russa de 1917. O que explica esse argumento?
Alternativas:
a) Os revolucionários de 1917 eram uma força particularmente beligerante, e fizeram a Revolução para que pudessem combater na Primeira Guerra Mundial.
b) A Revolução é resultado do avanço da Alemanha militarizada sobre a pacifista Rússia czarista; Nicolau II se vê forçado a se defender contra o Kaiser, e os revolucionários concordam com essa decisão.
c) A Revolução Russa também foi deflagrada em resposta à incapacidade do czar em lidar com o avanço imperialista do Japão, que derrotara os russos há alguns anos e continuava a estender sua influência sobre a Ásia.
d) O programa revolucionário defendia, antes de mais nada, a permanência da Rússia na Primeira Guerra Mundial, ou seja, na Grande Guerra.
e) Anarquistas e Socialistas se unem no esforço de guerra, e dessa união nasce a Revolução Russa de 1917, pautada pela oposição aos exércitos ingleses e franceses.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Explicação:
A história do século XX teve na Revolução Russa de 1917 um de seus principais eventos. A construção do Estado soviético pelos membros do partido bolchevique resultou em uma mudança das formas de desenvolvimento econômico verificadas até aquele momento.
Respondido por
3
Resposta:
A Revolução Russa também foi deflagrada em resposta à incapacidade do czar em lidar com o avanço imperialista do Japão, que derrotara os russos há alguns anos e continuava a estender sua influência sobre a Ásia
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
A Revolução Russa também foi deflagrada em resposta à incapacidade do czar em lidar com o avanço imperialista do Japão, que derrotara os russos há alguns anos e continuava a estender sua influência sobre a Ásia. CORRIGIDO AVA!