3) "A avaliação nutricional é muito importante para diagnosticar déficits nutricionais isolados ou globais, e é por esse meio que o nutricionista proporá um plano alimentar e monitorará sua eficácia. A proposta de um plano alimentar para pacientes com doenças infectocontagiosas deverá ser feita com base no estágio da doença e em sua evolução". GUMBREVICIUS, Iara. Avaliação nutricional. In: GUMBREVICIUS, Iara. Avaliação do estado nutricional. Londrina: Editora e distribuidora educacional S.A, 2018.
I)Anamnese ou história alimentar.
II)Sinais clínicos.
III)Medidas antropométricas.
Leias as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Os métodos de avaliação do estado nutricional deverão ser baseados em:
Exames laboratoriais e avaliação nutricional subjetiva global
a) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. CORRETA
c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) Apenas a afirmativas II, III e IV está correta.
e) Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) TODAS ESTÃO CORRETAS
Todos esses métodos são utilizados como paramentos para avaliação e acompanhamento de estado nutricional de um paciente.
I) ANAMNESE OU HISTÓRIA FAMILIAR: ela serve para saber oque houve ou oque tem acontecido com o indivíduo ao longo dos anos, serve como uma busca efetiva em encontrar vestígios de problemas ou oque venha levar a uma.
II) SINAIS CLÍNICOS : serve para avaliar se ha alguma sinal( oque se vê) ou sintomas ( oque se sente) no organismo do individuo. Essa e uma etapa que deve ser levada muito a sério, e qualquer vestígio não deve ser negligenciado.
III) MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS: são paramentos que avalia o peso/altura/circunferência abdominal, para acompanhar a progressão de uma determinada doença pois, esses fatores podem demonstrar sinais e sintomas que algo de errado esta havendo, seja ela em pequena ou grande escala.
IV) EXAMES LABORATORIAIS E AVALIAÇÃO NUTRICIONAL SUBJETIVA GLOBAL: Segundo PORTAL EDUCAÇÃO ''É um método simples, prático, fácil, de baixo custo, não invasivo, de boa reprodutibilidade e confiabilidade, tendo sido desenvolvido por Detsky et al. (1987) apud Duarte e Castellani (2002) para avaliar pacientes cirúrgicos em período pós-operatório e, segundo tais autores, foi o melhor índice de prognóstico para complicações infecciosas pós-operatórias em comparação com outros métodos de avaliação nutricional (albumina sérica, avaliação antropométrica e índice creatinina-altura). Quando realizada por um examinador bem treinado propicia o diagnóstico de pacientes desnutridos com base em dados coletados a partir de sua história clínica e exame físico. Para Rosa (2008), a ASG “seria um instrumento tanto para o prognóstico quanto para o diagnóstico nutricional”.