25A frase do texto em que o segundo verbo exprime ideia de anterioridadeem relação ao primeiro é:A "Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de 'menino diabo'; e verdadeiramente não era outra coisa".B "à vista de gente, fazia-o por simples formalidade: em particular dava-me beijos".C "punha as mãos no chão, recebia um cordel nos queixos".D "que eram também expressões de um espírito robusto, porque meu pai tinha-me em grande admiração".E "um dia quebrei a cabeça de uma escrava, porque me negara uma colher do doce de coco”.
Soluções para a tarefa
Olá!
O trecho retirado do livro Memórias póstumas de Brás Cubas, redigido por Machado de Assis, fala sobre como e por que o narrador adquiriu o apelido de "menino diabo" já aos cinco anos de idade.
No trecho é explícito como a escravidão é naturalizada de modo que, na obra, não há uma crítica social ao regime escravocrata. Em uma das explicações de Brás Cubas sobre a origem do seu apelido, por exemplo, este cita o episódio em que deliberadamente "quebrou" a cabeça de uma escrava porque esta lhe negou um doce.
É inclusive nesta passagem que podemos notar como o verbo "quebrei" indica algo que aconteceu no passado, enquanto "negara" se apresenta em uma forma verbal que indica uma ação que aconteceu no passado, mas antes de outra ação. Desta forma, podemos dizer que a alternativa correta é a letra E, visto que "negara" designa uma ação que precede àquela expressa por "quebrei".