25. Sobre salário de contribuição, analise as assertivas abaixo:
I - O valor máximo do salário de contribuição é o chamado "teto previdenciário";
II - O valor do "teto previdenciário" é atualizado de acordo com as alterações sofridas nos valores dos benefícios através de uma tabela de reajustamento;
III - Valores recebidos auxílio acidente não integram o valor do salário de contribuição.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
II e III estão corretas
Apenas a I está correta.
I, II, III estão corretas.
I e II estão corretas.
Apenas a III está correta.
Soluções para a tarefa
Alternativa 4.
I - O valor máximo do salário de contribuição é o chamado "teto previdenciário".
CERTO. Na prática, o Salário de Contribuição é considerado a base de cálculo de cada um dos segurados da previdência social. Desse modo, o Salário de Contribuição é o total de valores que pode sofrer deduções para fins previdenciários.
Atualmente, em 2020, o valor do teto do INSS é de R$ 6.101,06. Portanto é o valor máximo que pode sofrer deduções para fins previdenciários.
II - O valor do "teto previdenciário" é atualizado de acordo com as alterações sofridas nos valores dos benefícios através de uma tabela de reajustamento.
CERTO. Na prática, isso ocorre por meio de uma portaria ministerial que é divulgada (no início de cada ano) pelo Ministério da Economia.
III - Valores recebidos auxílio acidente não integram o valor do salário de contribuição.
ERRADO. Na realidade, o valor do auxílio acidente pode integrar o salário de contribuição, desde que tenha o objetivo de calcular o salário de benefício de uma determinada aposentadoria.
Espero ter contribuído!