2-Quais são os principais espaços utilizados na dança?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.
Explicação:
espero ter te ajudado
Resposta:
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
Movimento corporal
No dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles, que podem ser divididos em três tipos:
• Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço;
• Movimento liberado: são movimentos realizados com o corpo no espaço;
• Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.
Espaço
Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.
Dentro do espaço são estudada as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).
Tempo
Corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser lento, moderado ou rápido.
Objetivos da dança
Devido ao seu caráter histórico, a dança pode ser aplicada a vários contextos:
Profissional - atualmente existem muitas faculdades para quem quer se especializar na área, com várias formações (técnico, bacharelado e licenciatura) e possibilidades de atuação (bailado, coreografia, direção, ensino, expressão corporal e produção).
Ciência - no campo teórico, o inglês Rudolf Laban é um dos nomes mais importantes da área. Ele realizou estudos sobre a organização espacial dos movimentos (Corêutica) e sobre os aspectos qualitativos do movimento (Eukinética).
Ele propõe uma escala dimensional que relacionada com figuras geométricas (cubo, tetraedro, dodecaedro, etc) dão suporte à movimentação do ator-dançarino. Seu trabalho contribuiu para áreas da Educação, Psicologia, Fonoaudiologia, Teatro, Dança, Música, Artes e Educação Física.
Qualidade de vida - por ser um exercício físico, a dança libera endorfina, hormônio relacionado ao prazer. Mas além da diversão ela proporciona benefícios para a saúde como: previne doenças do coração; melhora a flexibilidade e resistência; combate ao mal de Alzheimer e ajuda a perder peso.
Educação básica - no contexto educacional, a dança está relacionada às disciplinas de Educação Física e/ou Artes. Na primeira disciplina, tal atividade visa apresentar ao estudante noções de movimento como leve/pesado, forte/fraco, rápidos/lentos, além de estimular ao improviso e construção de coreografias.
Já na disciplina Artes, são trabalhados conceitos de linguagem artística, formas de expressão, socialização e linguagem estética e arte corporal. Também engloba a dança como atividade de arte cênica e para apresentações.
Explicação:
bons estudos meu anjo