2. Os africanos escravizados pelos portugueses, quando chegavam no Brasil, eram vendidos por um determinado preço, como se fossem uma mercadoria qualquer. Os que tinham uma saúde melhor chegavam a ser comercializados pelo dobro do valor em comparação aos mais velhos e mais fracos. Sobre o tráfico de africanos escravizados para o Brasil colonial, é correto afirmar que: * 1 ponto A) O Porto de Paranaguá era a principal porta de entrada nos navios negreiros no Brasil, visto que era nessa região que se concentravam os maiores mercados de escravizados da América. B) A mão de obra dos africanos escravizados era utilizada somente na agricultura, pois os outros serviços dos quais a sociedade colonial dependia eram realizados por trabalhadores brancos, assalariados e europeus. C) Enquanto durou a escravidão, o porto do Rio de Janeiro foi a principal porta de entrada dos africanos escravizados, sendo que cerca de um milhão de escravos chegaram ao Brasil pelo Cais do Valongo. D)Ao chegar ao Brasil, os africanos escravizados, se fossem trazidos juntamente com sua família, permaneceriam assim até mesmo no momento de sua venda, pois era proibido a separação de familiares.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta: letra C)
Explicação: classrom.
Resposta:
1 - C
2 - C
Explicação:
1 - A alternativa A está errada, pois a viagem entre os continentes durava em média 30 dias e, devido às condições do navio, um grande número de africanos morriam durante a travessia. Já o erro na alternativa B é afirmar que a escravidão foi introduzida pelos portugueses na África, pois mesmo antes da chegada dos portugueses no continente africano, a escravidão já existia. O erro da alternativa D está em afirmar que a escravidão ocorreu somente no século XVII, oficialmente, no Brasil, ela foi extinta no século XIX.
2 - Embora houvesse portos importantes de entrada de africanos escravizados, como Salvador, Recife e São Luís, o porto do Rio de Janeiro foi a principal porta de entrada para os africanos escravizados.