Pedagogia, perguntado por silvavictorsales, 9 meses atrás

2- O movimento pós-crítico no campo do currículo vem contribuir para ampliar os pontos que uma teoria crítica pode construir com o objetivo de compreender nossa relação com o conhecimento e as culturas que o produzem. Nestes termos vai fazer a crítica da própria teoria crítica. A abordagem pós-moderna, por exemplo, nos fala da necessidade de desconfiarmos das verdades acadêmicas e científicas, vistas como completas e estáveis, de um conhecimento que se quer, portanto, histórica e culturalmente onipresente, perfeitamente generalizável. Enquanto pós-estruturalistas nos alertam para um mundo em que os conhecimentos são, em realidade, textos, formas de interpretação entre várias, com as quais o currículo deveria aprender a lidar. Já os pós-colonialistas só admitem a perspectiva cultural assumida no currículo numa dinâmica onde o cultural é construído através de relações que se estabelecem no interior da própria cultura e entre culturas. Funda-se a ideia de um currículo multi e intercultural.
Para o curriculogistas que estudam o currículo como um ato de vida, centrado, portanto, no bios, o currículo tem um caráter auto- organizativo que deveríamos prestar a atenção para lidar com sua organização e implementação.
Já para a perspectiva rizomática, a partida é que nada deveria ser visto em currículo em termos de inter, trans. A diferença pura das itinerâncias dos aprendentes deveria ser pleiteada de forma que as pessoas nas suas diferenças fizessem seus percursos no currículo sem entradas e saídas fixas.
No que concerne à perspectiva multirreferencial e Inter crítica, é a incompletude das verdades a serem conjugadas e a heterogeneidade das realidades humanas que interessa, para se compreender e construir currículos, no plural mesmo.

Qual a importância para você, a partir do texto, de um currículo multirreferencial e Inter crítico?

Soluções para a tarefa

Respondido por alvarokille123
2

Resposta:

As práticas curriculares, nesse sentido, eram vistas como um espaço de defesa das lutas no campo cultural e social. Teorias pós-críticas do currículo.

Explicação:

Perguntas interessantes