2. O contexto e a situação comunicativa começam a ter relevância nos estudos do texto, uma vez que a pesquisa em linguística textual ganha uma nova dimensão. Agora, não se trata mais de pesquisar a língua como um sistema autônomo, mas sim o seu funcionamento nos processos comunicativos de uma sociedade concreta. Diante disso, os textos deixam de ser tratados como estruturas prontas e acabadas e passam a ser considerados como elementos constitutivos de intenções sociais e comunicativas dos usuários da língua, isto é, uma estrutura complexa, mas passível de modificações. A perspectiva adotada pela linguística textual é a:
Soluções para a tarefa
De acordo com o enunciado, podemos afirmar que a perspectiva pragmática foi adotada visto que a sua consulta não deve ser restrita apenas para elaborar textos escritos, pois muitas construções orais devem estar de acordo com a norma culta. Sendo assim, a alternativa correta a E.
Sobre a perspectiva pragmática
Devemos compreender que esta perspectiva nos leva a entender as mensagens não somente pela expressão de um conteúdo que seja estável e que seja independe da situação comunicativa, mas como um processo em que a situação é relevante e a criação de novos sentidos é sempre possível desde que os interlocutores façam parte. Ou seja, no mundo real, as sentenças da língua têm sempre uma natureza dialógica.
A sua pergunta está incompleta, provavelmente as opções sejam:
- A) Perspectiva dos aspectos semânticos.
- B) Perspectiva dos gramáticos.
- C) Virada cognitivista.
- D) Discussão de problemas sociais controversos.
- E) Perspectiva pragmática.
Aprenda mais sobre prespectiva pragmática na prática em https://brainly.com.br/tarefa/23130293
#SPJ4