2 — Estamos em um período em que somos “bombardeados” o tempo inteiro de informações sobre a COVID-19 e suas consequências em toda realidade global. Os meios de comunicação têm vinculado orientações, relativas ao cuidado com informações falsas (Fake News) e as sanções penais a este respeito. Portanto, não basta conhecer os fatos. É necessária uma análise criteriosa para existir um conhecimento que expresse a situação em si. Em um breve texto, análise o real objetivo das “Fake News”, que como no Mito da Caverna, aparecem como “ideias das sombras” distorcendo a realidade.Qual seria a solução que devemos adotar em nossas vidas em relação a estes fatos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Devemos procurar saber se essas notícias são de fontes confiáveis e não sair por aí acreditando em tudo que Lemos e o pior, ainda compartilhá-las.
Explicação:
confia na mãe.
Dentre as possíveis soluções para não cair em fake news (notícias falsas), podemos destacar:
1ª) análise da fonte da informação - desse modo, é possível saber se a notícia tem ou não a credibilidade de um grande portal de notícias ou jornal.
2ª) verificação da data da postagem - normalmente, as fake news são forjadas com conteúdos bem antigos. Desse modo, a verificação da data da postagem ajuda o leitor a compreender se a notícia tem o objetivo de destruir a reputação de alguma pessoa (que normalmente é pública).
3º) uso do ceticismo - principalmente pelo fato de que as fake news possuem títulos bem chamativos, seja nas redes sociais online (como Twitter e Facebook) ou em aplicativos de comunicação.
Força e Honra!