Sociologia, perguntado por CarlaCastro16, 11 meses atrás


2.1. HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

A busca de compreensão e explicação da sociedade já existia desde a Antiguidade, passando pelo Período Medieval e Idade Moderna, mas este pensamento não tinha uma base sociológica, pois os filósofos dessa época acreditavam que Deus e a natureza controlavam a sociedade, teorizavam modelos de sociedades ideais requisitando às pessoas que seguissem esses modelos, por isso, durante todos esses períodos o pensamento sobre o social estava influenciado por um caráter normativo (estabelecer regras para vida social) e finalista(objetivo de uma organização social ideal), impedindo um entendimento científico da realidade social. Outro fator que contribuiu para a inexistência da sociologia foi o fato de que as sociedades pré-capitalistas eram relativamente estáveis, o ritmo e o nível das mudanças eram razoavelmente lentos, não se percebendo a sociedade enquanto um “problema” merecedor de análises e investigação minuciosa (científica).

a) – Por que a sociologia  não existia antes? O que é um pensamento sociológico?

b) – Como era o pensamento social na antiguidade, idade média e moderna?

Soluções para a tarefa

Respondido por vsousinha
9
Letra A ( primeira pergunta)

Não existia antes porque, Antigamente a sociedade baseava-se no capitalismo que era um modo de organização político-social baseadas nas relações servo-contratuais.

Letra A ( segunda pergunta)

Um pensamento sociológico e um pensamento coletico baseada nos movimentos atuais  grande acontecimentos que causa grandes mudanças no meio social.

Letra B

na antiguidade era meio que comandado pela igreja, onde o que a igreja ditava, o povo tinha de seguir ou seria condenado (ex: heregia).

na idade moderna era como na antiguidade.

Já na moderna as pessoas começaram a tomar coragem e a se revoltar aos principios impostos.

Semilay19: é o mexmo
vsousinha: kk
Semilay19: nx
Respondido por gabryelazevedo20
0

Resposta:

a) por que o capitalismo era a diretriz das sociedades.

Um pensamento sociológico é ser crítico, tanto construtivo como destrutiva.

b) Era pasedo pela igreja, onde fazia parte da estrutura da sociedade.

Perguntas interessantes