1990 e 2016, em quais períodos ocorreram as três maiores quedas do pib russo? explique os fatores que motivaram cada um desses momentos de retração da economia r.
Soluções para a tarefa
A Economia da Rússia é marcada pela herança da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), representada por 62% do seu potencial produtivo e pela profunda dependência de extração e exportações de petróleo.
História da economia Russa
Apesar das reformas neoliberais praticadas no país a partir da década de 1990, essas são uma sucessão de acontecimentos, marcada pela queda do muro de Berlim em 1989 e pela recente guerra contra a ucrânia.
O ano de 1990 e 1991 foram marcados como os anos finais da guerra fria entre a URSS e os EUA, fato que provocou uma polarização mundial, dividindo-os entre oriente e ocidente e pelos aliados de ambos os lados.
Com o isolamento da URSS, o governo procurou ao máximo distribuir, setorizar e internalizar a produção, melhorar vias de escoamento com infraestruturas adequadas e proteger a economia de uma possível guerra nuclear.
Como consequência o que se viu foi a formação de grandes monopólios privados, aumento da corrupção, condições de trabalho sub humanas e pela desenfreada exploração de recursos naturais.
Ao final da guerra fria em 1991, foi quando a Russia sofreu a primeira grande queda do PIB que chegou a uma retração de 40%.
A segunda grande queda ocorreu em 1998 quando uma grave crise financeira provocou a saída de capitais nacionais e internacionais do país.
O ano de 2015 foi marcado pela grande terceira retração do PIB com uma redução de 3,2% seguido de 0,7% em 2014.
Aprenda mais sobre PIB Russo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17380453
#SPJ4