15. O pâncreas é uma grande glândula situada paralelamente ao estômago e abaixo dele. As enzimas digestivas pancreáticas são secretadas pelos ácinos pancreáticos, enquanto grande quantidade de bicarbonato de sódio é secretada pelos ductos pequenos e maiores que se originam dos ácinos. Após a entrada do quimo no intestino delgado, a secreção pancreática fica abundante, principalmente em resposta ao hormônio secretina, secretado quando o quimo vindo do estômago penetra no duodeno.
a) Explique de que forma a grande quantidade de íons bicarbonato presente na secreção pancreática contribui para a digestão dos nutrientes.
b) Nomeie o hormônio que, assim como a secretina, chega ao pâncreas pela circulação sanguínea e provoca a secreção de enzimas digestivas pancreáticas.
Soluções para a tarefa
A) o ion bicarbonato facilitará ação enzimatica das enzimas digestivas na porção do duodeno,visto que o bicarbonato 'deixa o meio alcalinizado' para que ação enzimática funcione normalmente
b)o hormônio que estimula a secreção de enzimas digestivas pancreáticas é a colecistocinina
a) Podemos afirmar que a grande quantidade de íons bicarbonato presente na secreção pancreática contribui para a digestão dos nutrientes de modo que atue na facilitação dos meios pelos quais as enzimas digestivas atuam. Esse fato ocorre no duodeno e, tal ação alcaliniza o local, por conta da presença do bicarbonato, é a condição ideal para o perfeito funcionamento da enzima.
b) O hormônio que, assim como a secretina, chega ao pâncreas pela circulação sanguínea e provoca a secreção de enzimas digestivas pancreáticas é a colecitocinina.
A colecistocinina é um hormônio que estimula a contração da vesícula biliar, além da liberação da secreção de enzimas do pâncreas.