Pedagogia, perguntado por marilliasenrra, 1 ano atrás

10ª QUESTÃO
Observe, a seguir, a história em quadrinhos da personagem Mafalda, disponível na Coletânea Ética e Sociedade (p.06):


Disponível em: Acesso em: 12 set 2016.

A leitura dos quadrinhos permite inferir que:
ALTERNATIVAS

A mãe de Mafalda, ao presenteá-la com um boneco negro, demonstra ter preconceito racial, visto que a história enfatiza a condição de submissão dos afrodescendentes em relação aos demais povos.


O fato de Susanita afirmar que vai "lavar o dedo" após tocar no boneco que Mafalda ganhou não pode ser interpretado como uma atitude preconceituosa.


Susanita, apesar de declarar, no terceiro quadro, que não tem preconceito racial, demonstra o contrário ao afirmar que vai "lavar o dedo" após tocar no presente que Mafalda ganhou.


O propósito de Mafalda ao mostrar o presente à Susanita é fazer com que a colega compreenda que todas as pessoas são iguais, por isso o preconceito dela é inadmissível.


No segundo quadro, Mafalda demonstra-se surpresa com a possibilidade de Susanita ser preconceituosa, visto que, atualmente, com as ações voltadas à igualdade entre as pessoas, essa é uma postura incomum.


Responder


marilliasenrra: podem me ajudar

Soluções para a tarefa

Respondido por bergamascoltda
25
resposta E no segundo , quadro /Mafalda demostra se-surpresa com a possibilidade de Susanita ser preconceituosa, visto que atualmente, com ações voltadas á igualdade entre as pessoas, essa e uma postura incomum.

explicações: A mãe de Mafalda não aparece no contexto, lavar os dedos demostra sim preconceito neste caso, no inicio do dialogo com Mafalda ate então não havia preconceito, 
Respondido por joselinemeira
15
A mãe de Mafalda não demonstra preconceito. Mafalda mostra o presente à Susanita, não para que a colega não seja preconceituosa, mas porque gostou do presente. Mafalda também não ficou surpresa com a atitude preconceituosa da Susanita, que ao dizer que vai "lavar o dedo", declarou que é sim!
Resposta correta: Susanita, apesar de declarar, no terceiro quadro, que não tem preconceito racial, demonstra o contrário ao afirmar que vai "lavar o dedo" após tocar no presente que Mafalda ganhou. 
Perguntas interessantes