10) Qual das "pedagogias" abaixo encontra sua fonte na superproteção, que é um parente próximo da rejeição?
A- A pedagogia da autonomia.
B- A pedagogia positivista. C- A pedagogia da anulação. D- A pedagogia da negação.
Soluções para a tarefa
As ciências pedagógicas implica, entre vários fundamentos, na responsabilidade do professor para com o aluno, focando no desenvolvimento intelectual do mesmo assim como criar possibilidades para que este se torne cada vez mais autônomo.
Se há deficiência no aprendizado, a postura do professor deve ser revista, uma vez que estimular o aluno a pensar e desenvolver a capacidade de conhecimento é uma preocupação constante do pedagogo.
Quando falamos sobre superproteção do aluno podemos dar alguns exemplos que certamente dificultarão ou bloquearão a capacidade de aprendizagem:
- Professor aprova trabalhos que não estão coerentes com o solicitado;
- Professor resolve os desafios ao invés do aluno logo quando este apresenta qualquer dificuldade, impedindo a assimilação do conhecimento e o engajamento ao desafio proposto;
- Professor não propõe atividades que desafiam com coerencia o aprendiz por receio do mesmo não ser capaz de realizar a atividade;
- Professor não propõe atividades que desafiam com coerência o aprendiz por medo que o aluno perca a motivação pelo aprendizado;
Estes são alguns dos exemplos de atuação pelo princípio da pedagogia da negação a qual encontra sua fonte na superproteção.
A pedagogia da negação impede que o professor reconheça que um aluno, mesmo com dificuldades intelectuais, é capaz de crescer e desenvolver seu aprendizado como os outros. Os tutores privilegiarão aprendizagens mecânicas, pautadas na repetição e memorização e não auxiliaram de fato o desenvolvimento do intelecto do aprendiz.
Portanto, a alternativa correta é a letra D, pedagogia da negação que encontra sua fonte na superproteção e é um parente próximo da rejeição.
A Pedagogia da negação encontra sua fonte na superproteção, que é um parente próximo da rejeição. A superproteção de um professor em relação a um aluno que apresenta deficiência intelectual pode se manifestar de várias maneiras. Por exemplo, quando o professor propõe frequentemente atividades que não provocam dificuldades verdadeiras para o aluno, com medo que ele perca a motivação para aprender ou com receio que ele não seja capaz de realizar a atividade. Quando aprova o trabalho do aluno sem que o aluno tenha demonstrado um esforço para a realização dele. Quando resolve o problema no lugar do aluno, logo que ele apresenta dificuldades. Quando o professor não desafia o aluno, provocando dúvida, contrapondo ideias. Quando o professor coloca na mochila do aluno o material necessário para os deveres e para as lições de casa ou quando resolve a tarefa para o aluno, ele está atuando sob o princípio da pedagogia da negação.
Baseado neste contexto fica claro que a resposta correta e a letra D